Documentário lembra independência do município paraibano de Princesa



Um coronel, um presidente, uma cidade rebelada e muito sangue debaixo do sol do sertão. Este é o cenário do novo documentário da TV Senado, Princesa do Sertão, que será exibido no programa Tela Brasil, domingo (19), às 21h. O filme mostra os conflitos registrados no início da década de 30, durante a efêmera independência da cidade de Princesa, na Paraíba. A Revolta de Princesa, como ficou conhecido o episódio, tomou grandes proporções e envolveu Paraíba, Pernambuco e governo federal. A TV Senado resgata esse fato da história recente do país que revela o delicado equilíbrio das forças políticas durante a República Velha.

O programa Agenda Econômica exibirá no próximo sábado (18), às 16h30, uma entrevista com o professor da Universidade de Brasília Joanílio Rodolpho Teixeira. Na conversa, o professor aborda temas relacionados ao legado deixado pelos grandes pensadores econômicos do passado. O programa terá reprise no mesmo dia, às 21h30, e no domingo (19), às 2h30, às 11h30 e às 22h. 

Música e literatura 

Também no sábado, às 14h30, o programa Espaço Cultural apresenta o trabalho do músico e compositor carioca Eduardo Neves. Flautista, saxofonista e arranjador, Eduardo iniciou a carreira aos 16 anos, tocando em grupos de choro. Três anos depois começou a acompanhar músicos como Tim Maia e Luis Melodia. Desde então participou de inúmeras gravações e shows no Brasil e no exterior, ao lado de nomes consagrados da música popular brasileira. A reprise será no domingo, às 0h e às 14h30.

A poesia de Astrid Cabral é o tema do programa Leituras, no domingo, às 4h. A poetisa fala de suas experiências de vida e suas influências para escrever. O programa vai ser reprisado no mesmo dia, às 8h e às 20h.

A programação da TV Senado pode ser acompanhada na TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição clique aqui.



15/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata lembra papel do município de Cachoeira (BA) na Independência Brasil

No dia da Consciência Negra, Mão Santa lembra a Princesa Isabel

CGU participa da Operação Amaltéia no município paraibano de Cabedelo

Comissão de Desenvolvimento Regional aprova ZPE no município paraibano de Lucena

Ney Suassuna elogia inovações na cobrança da água em município paraibano

Mão Santa lembra os 187 anos da Batalha do Jenipapo e sua importância para a Independência