Lídice da Mata lembra papel do município de Cachoeira (BA) na Independência Brasil



A senadora Lídice da Mata (PSB - BA) ressaltou, nesta terça-feira (25), data em que o governo do estado da Bahia é transferido simbolicamente para a cidade de Cachoeira (BA), a importância do município na história da independência do Brasil.

Lídice da Mata lembrou que os cachoeiranos deram início às lutas pela independência do Brasil na Bahia no dia 25 de junho de 1822 e os confrontos se espalharam por todo o estado até julho de 1823, em Salvador, quando houve a retirada definitiva das tropas lusitanas do solo brasileiro.

- Trata-se, portanto, de um fato histórico, eu diria epopeico, cujo significado é de grande importância para a memória nacional, infelizmente pouco conhecido pelos brasileiros. Por esse motivo, como cachoeirana, insisto em divulgá-lo por ocasião da data em que é comemorado – disse.

Lídice da Mata ressaltou que o município abriga um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial brasileiro, além de um rico e diversificado patrimônio cultural imaterial em que sobressaem as manifestações de matriz africana.

A senadora informou que a transferência da sede do governo estadual para o município de Cachoeira está prevista em lei (Lei 10.695/07), aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jaques Wagner.

- Ao concluir, saúdo meus conterrâneos e conterrâneas, associando-me às comemorações cívicas do dia 25 de junho na minha terra, que iniciou a guerra de independência, agregando o esforço de todas as cidades do entorno do Recôncavo Baiano – disse a senadora.



25/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata saúda Dia da Independência da Bahia

Lídice da Mata registra homenagem à Independência da Bahia

Lídice da Mata lembra aniversário da Lei Áurea

Documentário lembra independência do município paraibano de Princesa

Lídice da Mata registra aniversário de Salvador e denuncia caos financeiro no município

Lídice da Mata lembra os 65 anos da Declaração Direitos Humanos