Documentário mostrará evolução no sistema educacional do Brasil
Uma equipe da Fundação Pearson – instituição norte-americana que financia, por meio de doações, projetos educacionais para comunidades de baixa renda – percorreu mais de 2.500 km do território brasileiro entrevistando profissionais de educação, a fim de produzir um documentário, com lançamento internacional previsto para este semestre.
O objetivo do documentário é mostrar boas práticas de educação, não só no Brasil, mas em países como a Finlândia, Polônia, Alemanha, China e Canadá – nações que apresentaram, de 2000 a 2011, crescimento expressivo, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em seus sistemas educacionais.
A equipe, enviada aos países pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), contou com três documentaristas que, no Brasil, entrevistaram, entre outras pessoas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman.
O município de Sobral, no Ceará, será um dos destaques do documentário. Desde 2008, a cidade mostra que, mesmo com poucos recursos, é possível ter uma educação de qualidade.
“Sobral já superou a meta nacional para 2021 no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Foram capazes de desenvolver reformas educacionais e produzir efeitos em médio prazo muito significativos”, comentou o ministro Fernando Haddad, no documentário da OCDE.
A visita se deu à Escola Municipal José da Mata e uma equipe do Inep acompanhou as entrevistas. O Ideb da escola é de 7.2, ultrapassando a média do País para 2021. Segundo a equipe, práticas simples como investimento na formação do professor, a escolha do diretor por avaliações e o planejamento das atividades nas escolas levaram o município a obter um bom desempenho no indicador de qualidade da educação.
Pisa e Ideb
O Pisa é um programa de avaliação comparada, aplicado a estudantes da sétima série em diante, na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O objetivo principal do Pisa é produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação ministrada nos países participantes, de modo a subsidiar políticas de melhoria da educação básica.
A avaliação ocorre a cada três anos e abrange três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências – havendo, a cada edição do programa, maior ênfase em cada uma dessas áreas. A última edição, em 2009, teve seu foco em leitura.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 pelo Inep e correlaciona, em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar (taxa de aprovação e reprovação) e média de desempenho nas avaliações feitas pelo Inep, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil.
Fonte:
Ministério da Educação
06/05/2011 12:03
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