Documentário sobre geógrafo Milton Santos é lançado no Senado



O documentário "Encontro com Milton Santos, ou o mundo global visto do lado de cá" foi lançado nesta terça-feira (19) no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. A iniciativa faz parte das ações empreendidas pela Casa, que vem oferecendo seu espaço para a difusão da cultura brasileira e para a reflexão sobre temas concernentes à cidadania.

O filme de 89 minutos foi o vencedor na categoria Júri Popular no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2006. O diretor, cineasta Silvio Tendler, aborda o tema da globalização sob a perspectiva das periferias de cidades, países e continentes - tendo como base uma entrevista feita com o geógrafo Milton Santos, em janeiro de 2001, poucos meses antes de sua morte, ocorrida em junho do mesmo ano. Foi a última entrevista concedida.

As reflexões do geógrafo concentram-se nas distorções impostas pelo processo de globalização aos países pobres, que, a seu ver, pagam pelo crescimento da economia dos países ricos, e as conseqüências provenientes dessa lógica do capital, que ampliariam as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas.

- Mas o filme traz uma perspectiva otimista. Para Milton, a humanidade está sendo construída agora. O processo é perverso, mas sinaliza com um futuro possível - avaliou Silvio Tendler.

Para o presidente da Comissão de Educação (CE), senador Cristovam Buarque (PDT-DF), apesar da visão otimista do protagonista, é preciso atentar para dois pontos resultantes do processo de globalização:

- Na ecologia, pode ocorrer um aquecimento global irreversível. Também é preciso observar a desigualdade social, que pode levar a uma ruptura da espécie humana, quebrando-a em duas partes distintas - disse.

Também participaram do evento os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e José Nery (PSOL-PA), além do doutor em arquitetura Manoel Lemes da Silva Neto, do deputado Pedro Eugênio, da produtora do documentário, Ana Rosa Tendler, e do secretário-executivo do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. O filme estréia em circuito comercial no dia 17 de agosto.



19/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy lamenta morte do geógrafo Milton Santos

Geógrafo Milton Santos recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Plenário aprova voto de pesar pela morte do geógrafo Milton Santos

Documentário sobre JK é lançado no Senado

Documentário sobre os 100 anos de Oscar Niemeyer é lançado no Senado

MILTON CAMPOS É TEMA DE DOCUMENTÁRIO NA TV SENADO