Documento sobre a Basílica de Nazaré é exposto pelo Senado em feira do livro em Belém



Cópia de projeto de Lei da Câmara dos Deputados, de 1949, tratando da isenção de direitos e taxas de material importado para o término da Basílica de Nazaré, em Belém (PA), é um dos documentos históricos que o Senado levou para expor na 10ª Feira Pan-Amazônica do Livro, iniciada na noite desta sexta-feira (15) e que prosseguirá até o domingo, 24 de setembro, no Centro de Eventos Júlio César, em Belém.

De arquitetura neoclássica, a basílica começou a ser construída em 1909. Dedicada a Nossa Senhora, desde 1992 a Basílica de Nazaré faz parte do Patrimônio Histórico do Estado do Pará devido ao seu valor histórico, religioso, artístico e cultural. É nesta igreja que ocorre a cerimônia de encerramento da Procissão do Círio de Nazaré.

Outro documento que o Senado levou para a feira, importante para a história da Região Norte do país, é o tratado assinado entre o Brasil e o Peru completando a definição das fronteiras entre os dois países e estabelecendo os princípios gerais sobre o comércio e a navegação na Bacia do Amazonas.

Também integra a exposição a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, que acabou com a escravidão no Brasil. A Abolição foi fruto de um importante movimento social e político ocorrido entre 1870 e 1888. O Senado expõe ainda documentos como as cartas de renúncia dos presidentes Fernando Collor de Mello e Jânio Quadros.

15/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado leva obra do historiador Ribeiro do Amaral sobre Belém para a Feira Pan-Amazônica do Livro

Flexa homenageia religiosos por elevação de Basílica de Nazaré a Santuário

Senado participa da 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém

Arte: Painel pintado por adolescentes da Febem será exposto na Estação Belém do Metrô

Senado lança livro sobre Dinarte Mariz na feira do livro de Mossoró

Senado lança livro e expõe documentos sobre divisão do Mato Grosso na Feira do Livro do Mercosul