Senado participa da 5ª Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém



Desta sexta-feira (dia 13) até o próximo dia 23 de setembro, o Senado participa, em Belém (PA), da V Feira Pan-Amazônica do Livro, que, segundo os organizadores, é o maior evento literário da Região Norte e um dos maiores do país. Para um público estimado em 250 mil pessoas, o Senado irá expor os últimos lançamentos do Conselho Editorial e livros sobre legislação em geral, além de informações sobre a instituição.

No domingo, dia 16 de setembro, às 11h, o senador Luiz Otávio (sem partido-PA), acompanhado do governador do estado, Almir Gabriel, lança no estande do Senado a versão em Braile da Constituição do Estado do Pará, dedicada aos deficientes visuais. A obra será distribuída a representantes de associações de cegos do estado e assume grande importância nas feiras de livro em que o Senado participa, visto que as editoras e livrarias presentes, geralmente não oferecem livros para esse numeroso segmento da população.

Outra grande atração nas participações do Senado em eventos literários é a Constituição Federal atualizada, vendida por apenas R$ 7,00. O exemplar oferecido na Feira Pan-Amazônica inclui a Constitucional número 31, que criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Se preferir, o visitante pode levar a Constituição em disquete, por apenas R$ 2,00.

Nos dias do evento, também será distribuído gratuitamente aos visitantes o livro Dados Biográficos dos Senadores do Pará, com informações e bibliografia completa de todos os senadores que o estado já elegeu, desde a inauguração do Senado em 1826.

Além de pessoas em busca das publicações, o estande do Senado costuma receber interessados em assistir a TV Sendo e a navegar pelas páginas do Senado na Internet. A assinatura do Jornal do Senado pode ser feita gratuitamente no local. Para as crianças, o Senado oferece a revistinha "Jovem Cidadão", com jogos e textos que introduzem noções de cidadania para esse público.

O público também vai encontrar obras raras e documentos atuais e do século XIX sobre episódios importantes da história do país e da Região Amazônica, como a Lei Áurea, a carta de renúncia dos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello, o Tratado de Petrópolis (que definiu a anexação do Acre ao território nacional) e outros tratados sobre as fronteiras da região.

A participação do Senado na Feira do Livro de Belém, patrocinada pela Primeira Secretaria e que tem a coordenação do diretor da Secretaria de Informação e Documentação da Casa, Paulo Lustosa, representa a presença de uma instituição de interesse público em meio a um evento de grande repercussão cultural e comercial.

 



13/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado leva obra do historiador Ribeiro do Amaral sobre Belém para a Feira Pan-Amazônica do Livro

Senado participa da 11ª Feira Pan-Amazônica do Livro

Senado lança livros sobre o Pará na Feira Pan-Amazônica de Belém

SENADO É DESTAQUE NA FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO

Senado é uma das principais atrações da 8ª Feira Pan-Amazônica do Livro

I FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO TERÁ ESTANDE DO SENADO