Dornelles propõe maior garantia de defesa das empresas brasileiras no mercado de exportações



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse nesta quinta-feira (14), em Plenário, que o governo deve melhorar o sistema de defesa das empresas brasileiras no mercado de exportações. Para o parlamentar, o Brasil deve defender as empresas brasileiras no mercado externo da mesma forma que os Estados Unidos e a União Européia defendem os seus respectivos empreendimentos.

- Deveríamos preparar melhor a defesa das empresas brasileiras no mercado norte-americano. Nosso sistema de defesa comercial é lento, não garante os direitos provisórios quando uma empresa brasileira se sente prejudicada e precisa de uma medida antidumping no mercado americano- disse Dornelles.

Dornelles lembrou que, apesar ser o maior investidor individual no Brasil e o maior importador de produtos brasileiros, os Estados Unidos são o pais que coloca maior quantidade de barreiras às exportações brasileiras.

- Os norte-americanos colocam barreiras às nossas exportações de açúcar, etanol, tabaco, carne bovina, frango, frutas, legumes, algodão, produtos siderúrgicos, sucos de frutas e outros itens importantes de nossas exportações - disse Dornelles.

Essas medidas, lembrou Francisco Dornelles, são adotadas pelos norte-americanos e europeus quando julgam que as exportações brasileiras prejudicam suas empresas e colocam em risco seus empregos. Na avaliação do senador, o Brasil deveria agir da mesma forma na defesa de suas empresas.

- Precisamos fazer algumas reformulações no nosso sistema de defesa comercial, agir como os Estados Unidos e a União Européia, usar os direitos antidumping toda vez que os produtores brasileiros sofrerem concorrência predatória de estrangeiros - disse Dornelles.



14/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercado prevê saldo maior nas exportações brasileiras em 2013, diz boletim Focus

Ministra Ideli Salvatti quer maior participação do pescado nas exportações brasileiras

Dornelles critica artigos de MP sobre tributação do lucro de empresas brasileiras no exterior

Empresas de TI brasileiras para aviação vão investir no mercado do Oriente Médio

Empresas brasileiras perdem mercado interno e externo para indústria chinesa, diz CNI

Francisco Dornelles propõe criação do Conselho de Defesa Comercial