Dornelles quer fim da exigência de visto para norte-americanos em visita ao Brasil



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu o fim da exigência de visto para os cidadãos norte-americanos que desejem visitar o Brasil. Ele informou que essa é uma reivindicação do setor de turismo do Rio de Janeiro, pois o fim da exigência significaria um aumento no fluxo de turistas externos visitando o país, gerando mais emprego e renda para os trabalhadores brasileiros.

Dornelles informou que o Ministério das Relações Exteriores alega que a exigência do visto de entrada no Brasil para cidadãos dos Estados Unidos decorre do fato de esse país também exigir visto de entrada para cidadãos brasileiros.

- A reciprocidade é um importante instrumento de comércio exterior e até de diplomacia. Mas só se deve recorrer à reciprocidade quando ela traz vantagens. Ninguém recorre à reciprocidade para perder. E esse recurso à reciprocidade, pelo Itamaraty, tem como decorrência a menor entrada de turistas americanos no Brasil, que poderiam gastar recursos aqui e gerar renda e emprego no país - avaliou Dornelles.

De acordo com o senador, os Estados Unidos exigem visto de 206 países, mas 119 desses países não recorrem à reciprocidade, "porque eles querem e precisam que o turista americano entre nesses países, gastem dinheiro, ocupem a hotelaria, gerem renda e emprego".

Dornelles disse que o Brasil possui consulados em apenas sete cidades norte-americanas. Assim, o viajante de lá que deseja visitar o Brasil tem de recorrer a uma dessas cidades, dificultando e atrasando a obtenção dos vistos. Para o senador, o Brasil está perdendo turistas para diversos outros países, como a Argentina, que têm menos burocracia.

O senador também fez um apelo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mobilize a bancada governista na Câmara dos Deputados pela aprovação, naquela casa, do projeto que altera a situação jurídica do estrangeiro no Brasil e delega poderes aos ministros do Turismo, das Relações Exteriores e da Justiça para isentar a exigência de visto de entrada do turista quando o interesse nacional o recomendar. O projeto (PLS 151/05) é de autoria do ex-senador Paulo Octávio.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comentou o discurso do colega e disse que seria oportuno também o fim da exigência de visto para turistas brasileiros visitarem os Estados Unidos.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Calixto quer o fim do visto para a entrada de norte-americanos no Brasil

Para acompanhar Obama, mais de mil norte-americanos já pediram visto ao Brasil

Paulo Octávio quer suspender exigência de vistos e identificação para turistas norte-americanos

Exigência de visto para entrar na Rússia deve acabar em junho

Embaixador quer estimular ida de turistas norte-americanos ao Nordeste

Senadores votam projeto que acaba com exigência em lei de visto para turista estrangeiro