Dornelles quer mais políticas para garantir crescimento do audiovisual
Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que o Brasil precisa investir na construção de um "PIB audiovisual" compatível com o nível das produções nacionais e com o desenvolvimento do setor, que poderia alcançar receita de US$ 500 bilhões no mundo em 2013.
Para garantir o crescimento dessa indústria, disse o senador, é necessário estabelecer, com a participação de profissionais e patrocinadores, uma reflexão permanente acerca das necessidades do setor para que este possa se beneficiar do crescimento econômico do país.
Nesse sentido, Francisco Dornelles disse ser fundamental garantir o fortalecimento das políticas públicas destinadas a tornar esses serviços cada vez mais acessíveis à população, o que, em sua opinião, contribuirá para consolidar o produto audiovisual brasileiro no mercado.
Segundo dados relativos a 2009 citados pelo senador, o faturamento atual do audiovisual no Brasil é de aproximadamente R$ 22,4 bilhões, equivalente a cerca de 2% do mercado mundial. Ele lembrou que o Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) têm implementado ações de fomento ao setor audiovisual, mas observou que os recursos continuam incompatíveis com o seu potencial de produção.
Francisco Dornelles disse que, embora o incentivo fiscal seja uma estratégia fundamental para captar recursos junto à iniciativa privada, é preciso avançar mais. Ele defendeu a desburocratização do acesso aos financiamentos oficiais e a ampliação dos incentivos para que o setor privado possa atuar no custeio de produções audiovisuais.
- A indústria brasileira do audiovisual está em franco processo de consolidação, sendo fundamental que o Estado mantenha os instrumentos de incentivo para garantir a realização de seu potencial na forma de melhores produtos e, por conseguinte, mais renda para os brasileiros - afirmou.
28/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda cobra desoneração mais ampla para garantir crescimento
ACM QUER GARANTIR CRESCIMENTO PROGRESSIVO DO SALÁRIO MÍNIMO
Marisa Serrano quer políticas públicas adequadas ao crescimento da população idosa
Dornelles quer implantar o "distritão", para que candidatos mais votados tomem posse
Aelton Freitas quer garantir empregos para quem tem mais de 40 anos
ÁLVARO DIAS QUER MAIS CREDIBILIDADE PARA AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS