Dornelles: voto distrital e 'distritão' têm de ser discutidos na Comissão de Reforma Política
Ao ser questionado por jornalistas se vai defender o "distritão" na Comissão de Reforma Política da qual é o presidente, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que "a proposta de voto majoritário, como possível substituto do voto proporcional, tem de ser examinada e discutida pelo grupo". Ele deu a declaração logo após reunião de instalação da comissão, realizada nesta terça-feira (22).
Dornelles voltou a afirmar que, apesar de preferir o sistema distrital puro (no qual cada estado é dividido em vários distritos e cada distrito elege somente um representante), ele insiste em um "passo intermediário, já que a divisão por distritos é muito complexa e seria muito difícil neste momento".
De acordo com Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria (PEC 54/07), cada estado, em vez de ser dividido em distritos, seria transformado em um grande distrito - daí o apelido "distritão". Por esse modelo, um estado como São Paulo, que possui 70 representantes na Câmara dos Deputados, continuaria a ter esse mesmo número de parlamentares, mas com a diferença de que seriam eleitos somente os mais votados.
- Seria o princípio do voto majoritário: quem tem voto se elege; quem não tem, não se elege - argumentou o senador.
Atualmente, no sistema proporcional, nem sempre os candidatos mais votados são os eleitos, porque são os votos (válidos) totais de cada partido que definem a quantidade de vagas a que as legendas têm direito.
Apesar das críticas ao sistema atual (proporcional de lista aberta), não há consenso entre os parlamentares sobre o modelo que poderia substituí-lo. A proposta do "distritão", por exemplo, é criticada por integrantes do PT, partido que defende o sistema proporcional de lista fechada, e até do PSDB, que apoia o voto distrital misto.
22/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
'Distritão', lista fechada e voto distrital misto estão na pauta da Comissão de Reforma Política
Reeleição e voto facultativo serão discutidos hoje pela Comissão da Reforma Política
Comissão decidirá no voto as propostas de reforma política, diz Dornelles
Presidente defende reforma política com voto distrital misto
Arlindo Porto defende reforma política e voto distrital
Reforma política: suplência, posse, voto facultativo e reeleição serão discutidos nesta semana