Duque rejeita argüição de suspeição apresentada pelo PSOL



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), rejeitou nesta sexta-feira (7), "por improcedência", argüição de suspeição apresentada pelo PSOL. O partido considerou que Duque seria suspeito para decidir sobre as representações e denúncias apresentadas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

A argumentação do PSOL baseou-se em declarações à imprensa dadas pelo presidente do Conselho. Aos jornalistas, Duque afirmou que "o PSOL é um partido pequeno, que talvez cresça" e que "seria necessário haver uma acusação seriíssima" para determinar a perda de mandato de um senador como Sarney, um homem com "papel fundamental na transição democrática".

O PSOL argumentou que, com essas declarações, Duque teria descumprido o artigo 24 do Código de Ética e Decoro Parlamentar: "os membros do Conselho deverão, sob pena de imediato desligamento e substituição, observar a descrição e o sigilo inerentes à natureza de sua função."

De acordo com o despacho de Paulo Duque, o pedido é "absolutamente improcedente". Para Duque, as declarações dadas à imprensa, motivo da arguição, são opiniões políticas, não submetidas a sigilo. O despacho diz ainda que Duque estava apenas exercendo "inalienável direito" constitucional de opinar. De acordo com o documento, o presidente do Conselho de Ética em momento nenhum deixou de observar a discrição e o sigilo acerca de matérias sob responsabilidade do colegiado.

O texto afirma ainda que Paulo Duque não se encaixa em nenhuma das hipóteses que, de acordo com os Códigos de Processo Penal e Civil, caracterizam suspeição. Entre elas o despacho cita ser amigo íntimo, cônjuge, parente, credor, devedor do réu; ter aconselhado qualquer das partes ou ter recebido "dádivas antes ou depois de iniciado o processo".



07/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque se desculpa por ter dito que o PSOL "não existe"

PSOL argui competência de Paulo Duque para arquivar representação contra Sarney

José Nery pede que Paulo Duque se considere impedido de decidir admissibilidade de ações do PSOL

Representação contra Renan foi apresentada pelo DEM e pelo PSDB

Paulo Duque rejeita todas as acusações contra Sarney

Paulo Duque rejeita todas as acusações contra Sarney