Dutra diz que discurso de FHC na França contradiz sua política no Brasil



Em nome do Bloco Oposição, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) disse que o discurso do presidente Fernando Henrique na assembléia nacional da França criticando os Estados Unidos contradiz a política que ele pratica no Brasil. O senador citou o presidente afirmando que "se acreditarmos de fato no livre comércio, cabe ao Mercosul e à União Européia a adoção de medidas efetivas contra o protecionismo" e que o preço não deveria ser pago somente pela França. De acordo com o senador, as declarações não diferem em muito do que Luiz Inácio Lula da Silva havia dito sobre o protecionismo em sua visita a França e que foi criticado por integrantes do governo.

Dutra acrescentou que o presidente foi elogiado, inclusive pela esquerda francesa, mas deve ter passado por algum constrangimento quando um deputado cometeu uma gafe ao atribuir a ele a iniciativa de promover o Fórum Social Mundial, que ocorreu em Porto Alegre, com a participação do governo petista no estado.

Para o senador, o comportamento de Fernando Henrique o faz lembrar de uma charge de Henfil quando o presidente João Figueiredo discursou na ONU defendendo a democracia. Na charge, enquanto Figueiredo fazia o discurso, um "outro" Figueiredo o vaiava da platéia.

31/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


RUBENS AIDAR CONTRADIZ EDUARDO JORGE, APONTA DUTRA

Dutra: Foi um "discurso combinado com o governo"

Dutra considera patético discurso de Antonio Carlos Magalhães

DUTRA: DISCURSO DE SIMON ACABA COM DÚVIDAS SOBRE CPI DOS CORRUPTORES

DUTRA: DISCURSO DE FREIRE COMPROVA QUE SENADO NÃO É APENAS ESPETÁCULO

Hugo Napoleão contesta críticas ao discurso de FHC na França