Hugo Napoleão contesta críticas ao discurso de FHC na França
Hugo Napoleão lembrou que não é todo dia que um governante estrangeiro fala na Assembléia Nacional francesa, acrescentando que o presidente Fernando Henrique foi o primeiro chefe de Estado latino-americano distinguido com essa honraria.
- Ele fez um pronunciamento equilibrado, referindo-se ao bom entendimento entre as chancelarias francesa e brasileira, sem deixar de criticar os subsídios à agricultura da União Européia e dos Estados Unidos que prejudicam os nossos interesses - disse.
Hugo Napoleão afirmou que o presidente discursou como um humanista, um homem de letras e artes, e despertou admiração de líderes da esquerda francesa como o sociólogo Alain Touraine e o deputado Robert Hue.
- O pronunciamento deveria trazer orgulho aos brasileiros, ao invés de suscitar críticas de líderes partidários - afirmou.
O senador pelo Piauí considerou relevante a condenação, pelo presidente, do terrorismo, e a defesa de uma nova ordem mundial que reflita relações livres entre nações soberanas e não o predomínio de alguns Estados sobre outros. Ele também destacou o fato de o presidente ter lembrado que Brasil abriu mão da maior parte de seus créditos com países pobres da África e da América Latina, estranhando que países mais ricos não façam gesto semelhante.
31/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores destacam qualidades de Hugo Napoleão
Hugo Napoleão faz seu relato da 3ª Cúpula das Américas
Hugo Napoleão defende a manutenção da Sudene
HUGO NAPOLEÃO DIZ QUE AS PRIVATIZAÇÕES FORAM INEFICAZES
HUGO NAPOLEÃO PEDE DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS
HUGO NAPOLEÃO CONFIA NA VOLTA DO CRESCIMENTO