Economia brasileira se recupera e deve crescer 4% em média por ano a partir de 2014, diz Mantega



A economia brasileira está se recuperando gradualmente e o investimento tem ganhado vigor, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta segunda-feira (2), ao participar do seminário "Brasil: uma visão de 10 anos", em São Paulo.

Segundo ele, o País deve crescer 2,5% no terceiro trimestre deste ano em comparação a igual período do ano passado.

O ministro acrescentou que, a partir de 2014, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é de 4% ao ano, em média. “Não é um grande salto, é bastante realista, eu diria até que modesto. É suficiente para aumentar a renda per capita”, declarou.

O ministro disse também que o País deve manter a inflação sob controle na próxima década, mantendo-se, em média, 4% ao ano entre 2013 e 2022, o que considerou uma evolução em relação ao cenário atual. 

Mantega destacou ainda a importância do crescimento dos investimentos. Numa projeção que leva em conta a expansão dos investimentos em relação ao ano anterior, na média do período entre 2013 e 2022, o ministro prevê crescimento de 7% ao ano. “Em 2013 já alcançamos este patamar”, informou.

Na visão do ministro, a economia internacional superou a crise dos últimos cinco anos, e os países se preparam para um crescimento continuado e gradual do PIB mundial. “Não haverá de novo uma crise como a de 2008. Não é toda década que temos uma crise dessa magnitude, podemos ter uma crise pequena, mas que não vai nos afetar”, declarou.

Fonte:
Portal Brasil com informações da Agência Brasil



02/12/2013 16:00


Artigos Relacionados


Economia brasileira voltará a crescer a partir de novembro, diz Mantega

Economia do mundo se recupera e deve crescer 3,2% em 2014, prevê o Banco Mundial

Economia brasileira deve crescer até 3,8% este ano

Economia brasileira deve crescer 4,5% em 2011, diz BC

Economia brasileira deve crescer 4,5% este ano, segundo boletim Focus

Economia brasileira poderá crescer mais de 4% este ano, diz ministro