Edifício do Interlegis poderá ser denominado Ronaldo Cunha Lima



O prédio onde está instalado o Programa Interlegis será denominado Edifício Senador Ronaldo Cunha Lima. A medida está prevista no Projeto de Resolução (PRS) 50/2012, do senador José Agripino (DEM-RN), que foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto ainda será examinado pela Comissão Diretora do Senado.

O projeto foi incluído na pauta da reunião por iniciativa do presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), que também exerceu o papel de relator da matéria, apresentando voto favorável. Durante a discussão da proposta, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou seu apoio à iniciativa, considerando "muito justa a homenagem".

Logo após a votação, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), filho de Ronaldo, agradeceu a aprovação do projeto.

- Tenho saudade imensa, neste instante, de um humanista, um poeta, que seguramente está feliz com essa homenagem, pois dedicou-se intensamente ao Interlegis - afirmou Cássio.

Na justificativa de seu projeto, Agripino lembra que Ronaldo Cunha Lima, falecido em julho, exercia o papel de primeiro secretário da Mesa à época de criação do programa e ofereceu "contribuição entusiástica e decisiva" para a implantação do Interlegis.

O programa

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para modernizar e integrar o Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal; além de promover a maior transparência e interação com a sociedade.

Com o uso de novas tecnologias de informação, o Interlegis permite a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas e os legisladores entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo. Também oferece cursos e seminários para o treinamento e formação dos servidores.

Das 5.563 câmaras municipais do país, 4.600 aderiram ao programa e mais de 3,5 mil câmaras municipais já receberam computadores e impressoras para se ligarem à Internet e colocarem suas informações à disposição dos internautas. Todas as assembléias estaduais passaram a contar com salas de multiuso (20 computadores em rede) e de videoconferência totalmente equipadas.



20/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Espaço do Interlegis recebe nome de Ronaldo Cunha Lima

RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL

RONALDO CUNHA LIMA ENCERRA SEMINÁRIO

RONALDO CUNHA LIMA ELOGIA EXPOSIÇÃO

Vital do Rêgo homenageia Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena solidariza-se com Ronaldo Cunha Lima