Cícero Lucena solidariza-se com Ronaldo Cunha Lima



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) subiu à tribuna para manifestar seu apoio e solidariedade ao ex-governador, ex-senador e deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB). O deputado renunciou nesta quarta-feira (31) ao seu mandato para responder a processo no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) por tentativa de homicídio contra o ex-governador da Paraíba, Tarcísio Burity, já falecido.

Em 1993, Cunha Lima ocupava o cargo de governador e atirou contra Burity dentro de um restaurante, deixando-o em estado de coma, mas foi perdoado posteriormente pela vítima. Para o orador, Ronaldo Cunha Lima sofre até hoje em conseqüência "daquele gesto pessoal".

- Ronaldo Cunha Lima seria julgado no Supremo Tribunal Federal, mas preferiu ir a júri popular na Justiça comum - disse Cícero Lucena, ressaltando a amizade que mantém com Ronaldo Cunha Lima e enaltecendo o gesto.

Lucena disse que o julgamento poderia ser postergado por recursos caso Cunha Lima continuasse no exercício de seu mandato e utilizasse a prerrogativa da imunidade parlamentar.

- Seus advogados nunca deixaram de comparecer às audiências do processo. Ele quis ir a júri, mas a Paraíba já o absolveu. Ele nunca apresentou desvios na sua conduta pública- continuou Cícero Lucena.

Em apartes, vários senadores se associaram ao pronunciamento. Para o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), a renúncia de Ronaldo Cunha Lima "é o gesto de um espírito grandioso". Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o fato levanta a possibilidade de uma nova discussão no Congresso sobre a imunidade parlamentar.

Ao final, Cícero Lucena leu a carta de renúncia de Ronaldo Cunha Lima dirigida ao presidente da Câmara dos Deputados, Arnaldo Chinaglia, e sublinhou trecho em que o renunciante diz que será julgado por uma atitude tomada como cidadão, não como político.

31/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena presta homenagem a Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena exalta honestidade e sensibilidade social de Ronaldo Cunha Lima

Cícero Lucena enaltece Ronaldo Cunha Lima, que renunciou ao mandato para responder no STF

RONALDO CUNHA LIMA SE EMOCIONA AO FALAR DE LUCENA

Em nota lida por Cícero Lucena, Cunha Lima se diz vítima de injustiça

RONALDO CUNHA LIMA TEM QUADRO ESTÁVEL