Edison Lobão diz que não há risco de racionamento de energia



Convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério de Minas e Energia, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) deu entrevista na manhã desta quinta-feira (17), tranqüilizando a população quanto ao risco de apagão elétrico. Ele disse que as chuvas estão recuperando o nível dos reservatórios, devolvendo as hidrelétricas à normalidade, e que não há risco de racionamento de energia.

- A chuva ajudará muito, vai fazer com que os reservatórios das hidrelétricas voltem à situação de normalidade absoluta e isso ajudará até o próximo ano. Mas, ainda que não chovesse nada, não haveria racionamento este ano, de maneira nenhuma. Que a população fique tranqüila, porque não haverá racionamento.

O novo ministro assegurou que o governo está tomando todas as providências para não ser pego de surpresa no fornecimento de energia. Também disse que as termelétricas que ficam normalmente desativadas para entrar em funcionamento apenas numa emergência estão começando a funcionar. Entretanto, assegurou ele, ainda há reserva de termelétricas para serem ativadas. "O fato é que não haverá risco de racionamento".

Lobão lembrou que o Brasil tem um sistema elétrico baseado em hidrelétricas e que aproveita a abundância hídrica nacional. Então, na medida em que aumentam as chuvas, enchem-se os reservatórios e volta a tranqüilidade quanto à geração de energia.

- As chuvas estão vindo, mas ainda que não viessem, não haveria nenhum racionamento este ano - enfatizou o futuro ministro.

17/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA pode chamar Edison Lobão para discutir risco de racionamento de energia

Edison Lobão reassume Ministério de Minas e Energia

Edison Lobão assume segunda-feira Ministério de Minas e Energia

Brasil não corre risco de racionamento de energia

Gleisi Hoffmann diz que Brasil não corre risco de racionamento de energia

Flexa Ribeiro alerta para risco de racionamento de energia elétrica