Edison Lobão homenageia centenário de nascimento de Victor Civita



O senador Edison Lobão (PFL-MA) associou-se às homenagens da Editora Abril ao centenário de nascimento de Victor Civita, celebrado na última sexta-feira (9). Nova-iorquino de raízes italianas, Victor Civita trocou os Estados Unidos pelo Brasil em 1949, aos 42 anos, para fundar uma editora com direito de publicação das revistas em quadrinhos de Walt Disney.

Segundo Lobão, o primeiro número de "Pato Donald" foi publicado pela Abril em 12 de julho de 1950, com uma tiragem de 82.370 exemplares. O ingresso no universo político-editorial brasileiro ocorreu em 1960, acrescentou, com o lançamento da revista "Realidade".

A trajetória empresarial de Civita no Brasil o teria credenciado, assinalou ainda o parlamentar, como exemplo de ousadia, vontade de fazer e espírito irrequieto. Sua morte ocorreu no dia 24 de agosto de 1990, por infarto, quando a Editora Abril já reunia 130 publicações e rodava 150 milhões de exemplares por ano, segundo informou Lobão.

Atualmente, o filho mais velho do fundador da Abril, Roberto Civita, - com 13 anos à época da mudança da família para o Brasil - toca um império editorial que contava com dez mil funcionários, reunia mais de 200 publicações e faturava US$ 1,5 bilhão na virada do século 21.



12/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação homenageia vencedores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10

EDISON LOBÃO HOMENAGEIA MOVIMENTO DE ESCOTEIROS

Senado homenageia Alberto Pasqualini no centenário de seu nascimento

Senado homenageia centenário de nascimento de Pedro Aleixo

SENADO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MILTON CAMPOS

RENAN HOMENAGEIA CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JUCA SAMPAIO