Edison Lobão pede recuperação de rodovias federais no Maranhão
- E o pior é que não existe previsão de reparos, portanto, não há esperanças de que sejam recuperadas as rodovias federais no Maranhão. Há, pois, iminente risco de que o transporte rodoviário no estado sofra um colapso - advertiu o senador.
Lobão exemplificou que na BR-316, em virtude do rompimento de trechos em Santa Luzia de Paruá, os passageiros de ônibus fazem o traslado de um lado para outro por meio de botes. "Produtores da Baixada Maranhense só conseguem escoar seus produtos através de lanchas", explicou.
Edison Lobão informou que o governo do Maranhão vem fazendo sua parte ao anunciar um plano de restauração de 228,4 km de estradas estaduais na Baixada Maranhense, o que representará um investimento de R$ 25 milhões. Ele antecipou que os recursos serão destinados à pavimentação, restauração de asfalto e pontes em sete trechos críticos. "É uma ajuda importante para os produtores da região, mas uma gota d"água diante do abandono das rodovias federais", comparou.
O senador lembrou que no período em que governou o Maranhão se viu obrigado a destinar recursos para investimentos no asfaltamento e na conservação de vários trechos de rodovias federais. Ele disse que precisava assegurar a ligação rodoviária de trechos importantes para o escoamento de regiões produtoras. "Os reclamos do estado junto ao governo federal não eram atendidos, e promissoras regiões tinham paralisadas suas economias", registrou.
Esta não é a primeira vez que Edison Lobão ocupa a tribuna do Senado para cobrar melhorias na malha rodoviária federal. Ele lembrou que em 1995, logo que assumiu o seu segundo mandato, fez pronunciamento dizendo que "as administrações anteriores não podiam ter deixado as rodovias brasileiras, avaliadas em 150 bilhões de dólares, atingirem o estado de deterioração que atingiram".
Em aparte, o senador Bello Parga (PFL-MA) registrou que a bancada federal maranhense vem há algum tempo solicitando junto aos ministros Eliseu Padilha, dos Transportes, e Martus Tavares, do Orçamento, a liberação de recursos para a recuperação da malha viária federal do estado. Já o senador Lauro Campos (sem partido-DF) disse que o sucateamento das estradas faz parte de uma estratégia do governo para privatizá-las. Ele disse que o mesmo foi feito com a saúde, a educação e as empresas estatais.
30/04/2001
Agência Senado
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