Editais para a duplicação da BR 101 estão disponíveis a partir de hoje
A agilização no processo ocorreu depois que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi liderou movimento pela duplicação da BR, que teve a adesão de entidades representativas de vários segmentos da sociedade e a mobilização dos prefeitos e vereadores do Litoral Norte do Estado. Para garantir o lançamento dos editais, Zambiasi, participou de audiência com o ministro dos Transportes e conversou com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Conforme o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) que está disponibilizando os editais a partir de amanhã, o procedimento segue o cronograma previsto a partir da publicação feita no dia 28 de junho no Diário Oficial da União.
Ainda de acordo com o DNIT, as empresas interessadas poderão adquirir os dois editais de nº 03 (14 lotes - SC) e nº 04 (07 lotes - RS), junto a Assessoria de Cadastro e Licitação do DNIT: SAN 03, Bloco A, Mezanino, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
O próximo passo, no processo de licitação, será a entrega da documentação de habilitação das empresas e das respectivas propostas de preço, no próximo dia 17 de outubro.
História da duplicação
O projeto de duplicação da BR 101 envolve dois estados - Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As obras serão realizadas simultaneamente entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Osório, um total de 348 quilômetros de extensão. A obra integra a chamada Rodovia do Mercosul e será um elo importante de ligação entre o Sul e o resto do país.
A principal obra prevê a construção de nova pista na BR 101, paralela à atual, separada por uma barreira de concreto rígida. Haverá, ainda, em Santa Catarina, uma nova pista com traçado independente na transposição do Morro dos Cavalos e no Morro Agudo, na travessia de Cabeçudas e Tubarão. No RS, será construído um desvio no município de Maquiné, que inclui um túnel em Morro Alto. Também serão construídos dois túneis em território catarinense e três em solo gaúcho.
O projeto prevê a recuperação de toda a pista já existente da rodovia e o alargamento de pontes e elevadas, construção de interseções completas nos entroncamentos com as rodovias transversais e passagens inferiores para acessos de pedestres. Nas travessias urbanas de maior movimento será implantada rede de iluminação em pontos específicos, para maior segurança do tráfego.
A duplicação da BR 101 é considerada uma obra complexa de engenharia e compõe a interligação em pista dupla do Sudeste e do Sul do país, regiões que concentram quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) e respondem por mais de 90% das exportações brasileiras.
O orçamento previsto para a execução da duplicação Palhoça (SC) e Osório (RS) é de 1,1 bilhão de dólares. O projeto terá financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Eximbank, do Japão. De acordo com projeto de engenharia da obra, elaborado após amplo estudo sobre impactos de várias naturezas (técnicas e ecológicas, por exemplo), a obra foi considerada perfeitamente viável.
07/16/2002
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