Edson Portilho presta homenagem aos professores



O vice-presidente da Comissão de Educação, deputado Edson Portilho (PT) usou a tribuna da Assembléia Legislativa para registrar o dia do professor - 15 de outubro. "Educação é um processo que requer a participação de diferentes atores e não está restrita à sala de aula ou ao espaço escolar. É algo que transcende o mero ato de transferir ou transmitir conhecimentos", frisou Portilho.

Segundo o deputado petista, a valorização dos trabalhadores em educação é preocupação constante do governo estadual. E disse que Assembléia aprovou os projetos do Executivo Estadual que criam a a Universidade Pública Estadual e o Plano de Carreira dos Funcionários de Escola. "Estas propostas ajudam a qualificar o processo de ensino-aprendizagem. No cenário brasileiro, não temos visto a mesma preocupação. O governo FHC está diminuído as verbas federais para a área, está desmontando as universidades públicas, não cumpre com a lei do FUNDEF na definição do custo-aluno-ano e demonstra descaso com a educação infantil," criticou.

Referindo-se a Paulo Freire, Portilho destacou que este ícone deixou lições e apontou caminhos para um processo de organização/reorganização do conhecimento. Mostrou que é possível recriar a utopia e acreditar nela. Ele explicou que a compreensão de mundo de Paulo Freire tem como um de seus pilares a relação eu/ tu, que implica na aceitação da diferença e que exige o diálogo, consciente e intencional, tornando-nos homens e mulheres concretamente humanos, porque nos apropriamos do saber que só nos podemos ter.

Como sindicalista e militante do CPERS/Sindicato, Edson Portilho fez questão de homenagear as lideranças da entidade, que em 51 anos têm lutado por uma educação gratuita, de qualidade e pública no Estado e no País.
No entendimento de Portilho, a democratização da escola pública passa por eleições diretas para diretor e vice-diretor, pela gestão dos recursos da escola pela comunidade escolar, pela autonomia na construção dos processos pedagógicos, pela garantia de profissionais concursados e habilitados e pela valorização dos trabalhadores em educação. Para Portilho, a Escola Pública é um espaço social dinâmico, onde as decisões administrativas, pedagógicas e políticas são tomadas no dia-a-dia; onde convivem diferentes sujeitos sociais, de diferentes saberes, com distintos papéis, interesses, responsabilidades, visões de mundo, de homem e de sociedade.


10/11/2001


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