Edu-Tec aborda possibilidades de utilização das novas tecnologias em escolas públicas



O evento Educação e novos Paradigmas (Edu-Tec) que será realizado na próxima terça-feira (6), no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, Rio de Janeiro, pretende reunir experiências que atrelem entretenimento e educação para motivar a aprendizagem de estudantes com baixo desempenho escolar. A reunião, promovida pelo Ministério da Educação por meio da TV Escola, também vai tratar das novas mídias e das formas como as pessoas utilizam esses meios para fazer suas conexões em rede. Participam do evento estudiosos e empreendedores.

Durante o evento, serão realizadas conferências de curta duração sobre as novas tecnologias de mídias que podem ser usadas em sala de aula e com potencial para transformar as relações de ensino e aprendizagem. Profissionais da Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Finlândia, Malásia, Argentina, Venezuela, Espanha e do Brasil farão palestras no Edu-Tec. 

Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, o objetivo é que a TV Escola possa absorver muitas dessas inovações. “Queremos que a TV Escola seja um espaço que possa ser usado para melhorar e aprofundar a aprendizagem. Um canal que dialogue diretamente com a comunidade escolar”, afirma.

Programa

As conferências serão divididas em quatro blocos. O primeiro trata da importância de comunicar e interagir de forma individualizada e o segundo do temo ‘quando virtual é físico’ – que apresenta teorias e práticas que defendem que o mundo virtual complementa o mundo físico e é parte do mundo real. O terceiro irá abordar a caixa de ferramentas – novas formas de interagir, comunicar, entreter e educar. O quarto bloco vai tratar da velha nova ética – que analisa como as pessoas se comportam com a grande quantidade de informação e fluxo de comunicação. 

Fonte:
Ministério da Educação



02/12/2011 20:52


Artigos Relacionados


Curso aborda novas tecnologias do café

Escolas públicas podem receber novas mesas e cadeiras em 2011

Palestra aborda uso de tecnologias em bibliotecas

Seminário aborda acesso de crianças às tecnologias da informação

Curso aborda tecnologias para melhorar produção na seca

Novas possibilidades de saque do FGTS em discussão no Senado