Eduardo Amorim lembra história de Aracaju ao celebrar 156 anos da capital sergipana




A cidade de Aracaju, que completa 156 anos de história nesta quinta-feira (17), já nasceu capital. Ao celebrar a data em Plenário, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) contou nesta quarta (16) um pouco da história da capital sergipana. Em 2 de março de 1855, a Assembleia Legislativa da província foi convocada para elevar o povoado de Santo Antonio à categoria de cidade. Em 17 de março daquele mesmo ano, a lei foi sancionada e, dessa forma, nasceu Aracaju.

- O plano urbanístico de Aracaju desafiou a capacidade da engenharia e foi concebido a partir da implantação dos modelos de vanguarda da época, a exemplo de Washington, Chicago e Buenos Aires. Todas as ruas foram organizadas geometricamente, como um tabuleiro de xadrez, para desembocarem no rio Sergipe. Até então, as cidades adaptavam-se às condições topográficas naturais - contou Eduardo Amorim.

Segundo o senador por Sergipe, em 1884 surgiu a primeira fábrica de tecidos em Aracaju, marcando o início do seu desenvolvimento industrial. Dois anos depois, informou, a cidade já possuía uma população de 1.484 habitantes, dispunha de imprensa oficial e também de linhas de barco para o interior. Em 1908, prosseguiu o parlamentar, foi inaugurado o serviço de água encanada. Em 1914 chegaram os esgotos sanitários e a estrada de ferro.

Eduardo Amorim contou que a instalação da Petrobras em Aracaju, em 1963, após a descoberta de petróleo no subsolo e na plataforma marítima, provocou um novo ciclo de desenvolvimento. O senador declarou que a criação da Empresa Sergipana de Turismo, em 1970, despertou uma nova vocação econômica da cidade, que até hoje atrai um grande número de visitantes.

- Aracaju, além de suas indiscutíveis belezas naturais, com 25 quilômetros de praias que se estendem da barra do rio Sergipe, ao norte, até a foz do rio Vaza-Barris, ao sul, é, também, uma das cidades do Nordeste com melhor qualidade de vida e que tem no seu povo a marca da coragem, da força e da dignidade - exaltou o senador.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Amorim lembra aniversário de Aracaju

Eduardo Amorim lembra os 25 anos de atividades da Fundação Pedro Paes Mendonça

Eduardo Amorim lembra os 50 anos do discurso de Martin Luther King e declara seus sonhos para o Brasil

Crivella lembra história de Araribóia ao celebrar aniversário de Niterói

Turismo revitaliza orla da capital sergipana

Eduardo Amorim registra os 37 anos da TV Atalaia