Eduardo Azeredo propõe sessão de homenagem a Tancredo Neves



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) divulgou, na manhã desta terça-feira (19), requerimento em que propõe a realização, no próximo dia 4 de março, de sessão solene do Congresso Nacional destinada a comemorar o centenário de nascimento de Tancredo Neves. Ele justifica o pleito invocando o legado deixado por esse político. Segue o requerimento. 

Excelentíssimo Senhor Presidente,

Requeremos a Vossa Excelência, nos termos regimentais, a realização de Sessão Solene Conjunta do Congresso Nacional, a ser realizada no dia 4 de março do corrente ano, em comemoração ao Centenário de Nascimento do ex-Presidente da República Tancredo de Almeida Neves

JUSTIFICAÇÃO 

Tancredo Neves é um dos maiores vultos da História Política Brasileira. Nascido em São João Del Rei, em 4 de março de 1910, foi um dos protagonistas da implantação da democracia no Brasil, tendo sempre como seu primeiro compromisso a liberdade.

Iniciou a carreira política em sua cidade natal em 1933, como vereador, e na seqüência exerceu diversos cargos públicos como de Deputado Federal, Primeiro Ministro, Senador e Governador de Minas Gerais, sempre com a maestria e a altivez nata de mineiro. Dizia que "soada a hora de ação, o mineiro se agita, não teme surpresas e as suas arrancadas conservam a impetuosidade dos fenômenos sísmicos e ele desafia as intempéries, enfrenta o patíbulo, planta instituições, rasga os céus, inova a ciência, aprimora a arte, planta cidades, prega e faz revoluções".

Sua eleição para Presidente da República em 1985 marca o fim do Regime Militar de 1964, dando início a uma nova era democrática.

Neste sentido, nos termos do artigo 53 e seguintes do Regimento Comum e visando abrilhantar o conjunto de atividades relativas à data em comento, requeremos a realização de uma Sessão Solene Conjunta do Congresso Nacional, na data de 04 de março deste ano, no período matutino, alusiva ao centenário deste valoroso homem público que deixou para toda a Nação Brasileira um grande legado.

Sala das Sessões, em 12 de janeiro de 2010.

EDUARDO AZEREDO



19/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares e governadores homenageiam Tancredo Neves

Parlamentares homenageiam centenário de Tancredo Neves

Começam homenagens a Tancredo Neves no Senado

Congresso comemora centenário de Tancredo Neves

Eduardo Azeredo propõe bônus por bom comportamento no trânsito

Eduardo Azeredo propõe fim da impressão do voto eletrônico