Eduardo Braga anuncia que relatará projeto do ICMS na CAE e vai garantir vista para buscar entendimento



O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo, anunciou que foi designado relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do PRS 72/2010, que uniformiza as alíquotas de ICMS nas importações para acabar com a chamada guerra fiscal dos portos. Durante a discussão do projeto na Comissão de Coinstituição e Justiça, nesta quarta-feira (11), ele assumiu o compromisso buscar entendimento em torno da proposta, inclusive conversando com a presidente Dilma Rousseff e com os governadores.

Braga manifestou posição contrária à do relator na CCJ, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que considera a proposta inconstitucional. Na Comissão de Constituição e Justiça, diversos senadores se manifestam pelo adiamento da votação. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que a matéria contribui para enfraquecer o pacto federativo. 

- Toda vez que alguém está perdendo, alguém está ganhando, e quem perde busca uma compensação. Mas eu não estou vendo nesta comissão qualquer tentativa de compensação das receitas que serão perdidas pelos estados prejudicados – afirmou.

Na mesma linha de Ricardo Ferraço, o senador Pedro Taques (PDT-MT) disse que a proposta é inconstitucional. Lúcia Vânia (PSDB-GO) lamentou que o diálogo com o Executivo sobre o tema esteja cortado – o governo apóia o projeto, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), pois avalia que os incentivos estimulam importações que estão prejudicando a indústria nacional. A senadora depositou sobre o presidente da CCJ a expectativa de abertura de mais tempo para o debate da matéria na comissão.

 - Nós só temos o seu poder para impedir que esse projeto seja votado aqui – apelou Lúcia Vânia.

 Mais informações a seguir



11/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga diz que vai buscar entendimento com oposição

Unificação do ICMS ficará para a próxima semana, afirma Eduardo Braga

Eduardo Braga propõe alíquota de 4% para o ICMS nas operações interestaduais com importados

Eduardo Braga propõe mudar ICMS para compensar estados produtores de petróleo

Líder do governo, Eduardo Braga anuncia que não disputará prefeitura de Manaus

Vídeo | Jorge Viana diz que Senado vai buscar proposta de entendimento para FPE