Eduardo Braga registra ampliação da oferta de energia elétrica no Amazonas



O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) destacou em Plenário, nesta terça-feira (11), várias obras que estão sendo realizadas pelo governo federal em seu estado com o objetivo de ampliar a oferta de energia elétrica para o consumo da população e do setor produtivo.

Eduardo Braga apontou como sendo uma das mais importantes realizações nesse setor a Linha de Transmissão Tucuruí-Macapá-Manaus que permitirá a integração dos estados do Amazonas e do Amapá e o oeste do Pará ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ele citou também a construção em Manaus, pelo governo da presidente Dilma Rousseff, de uma nova usina termelétrica a gás com capacidade de produção de 600 MW, a qual irá substituir 470MW que são produzidos atualmente na cidade  por geradores de pequeno porte.

— Com a chegada do Linhão de Tucuruí e com a construção desta usina de 600 MW, num valor de investimento de outro R$ 1 bilhão, o Amazonas deixa de ser um estado isolado, que tem um sistema de geração precário, e passa a ser um estado interligado ao sistema elétrico brasileiro — disse.

Eduardo Braga mencionou a construção de usinas termelétricas a gás também nas cidades de Codajás, Anuri, Anamã e Caapiranga. Localizadas ao longo do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, estas usinas, segundo ele, produzirão energia elétrica a um custo quatro vezes menor que as demais usinas similares existentes no país.

O parlamentar observou ainda que estão sendo concluídas em Manaus oito substações de alta potência, de 230 kV e de 138 kV, as quais em combinações com as demais obras no setor elétrico vão permitir que o Amazonas deixe de ser um estado importador de energia elétrica para se tornar exportador desse insumo.



11/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS REGISTRA NOVA LINHA DE ENERGIA ELÉTRICA NO TOCANTINS

Eduardo Braga destaca riqueza mineral do Amazonas

Eduardo Braga comemora investimentos no setor elétrico no Amazonas

Eduardo Braga agradece atenção do governo federal às enchentes do Amazonas

Eduardo Braga diz que 2.045 famílias do Amazonas vão receber auxílio do Bolsa-Floresta

Eduardo Braga alerta para risco de epidemia de dengue no Amazonas