Eduardo condena possibilidade de aumento das tarifas elétricas
O senador manifestou a esperança de que Fernando Henrique, assim como refutou a idéia de aplicar multas para quem consumir energia em excesso, se apresse em desmentir os boatos de que as tarifas vão subir. Há nos jornais várias notícias nesse sentido, alertou.
Na avaliação de Eduardo, a situação que se observa no sistema elétrico é emblemática, pois comprova que o Brasil não tem a capacidade de construir projetos para longo prazo e não pode, portanto, enfrentar adversidades. A crise atual, acrescentou, é inadmissível e tem na falta de investimentos a sua principal causa. Algo inaceitável, em sua opinião, já que o Brasil dispõe de um enorme potencial hídrico e tem em seu território cerca de 20% de toda a água doce do planeta.
A enorme quantidade de recursos naturais do Brasil confere ao país uma importância significativa no cenário internacional, acrescentou o senador. Na sua opinião, se o governo começar a traçar estratégias, vai ser fácil utilizar as potencialidades hídricas do país como instrumento de barganha.
O senador disse ainda que o estado do Tocantins está fazendo a sua parte para amenizar os efeitos da crise. Ele informou que o cronograma de obras da usina Luís Eduardo Magalhães está bastante adiantado, podendo ser concluído ainda este ano. A previsão inicial era de que as obras só terminariam em 2010.
14/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Júlia condena aumento das tarifas de energia elétrica
Randolfe condena repressão a protestos contra aumento de tarifas
Pesquisa do Ipea conclui que tarifas elétricas podem ser reduzidas
Bicicletas elétricas sem acelerador não pagam mais tarifas nas travessias litorâneas
Nabor protesta contra possibilidade de majoração de tarifas de eletricidade
EDUARDO REGISTRA POSSIBILIDADE DE MAIS RECURSOS PARA O TOCANTINS