Eduardo defende a multiplicação da presença do Estado em todo o país



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) defendeu a multiplicação da presença do Estado, em seus vários níveis, nas diversas regiões do Brasil, ressaltando a importância da medida para a construção de um novo país, "ordenadamente ocupado, sustentavelmente desenvolvido e soberano".

Embora reconheça que em algumas regiões esta multiplicação já é suficiente "e até excessiva", o senador frisou que não é o que ocorre no norte e no centro-oeste do país, onde as distâncias e o isolamento das populações têm como conseqüência a falta de assistência, o abandono, a miséria e a exclusão do processo de desenvolvimento. Na avaliação do senador, a ausência do poder público é uma das causas da ocupação desordenada dessas áreas, da pobreza e do desrespeito ao meio ambiente, podendo levar a conflitos ligados à questão fundiária.

Eduardo Siqueira Campos louvou o esforço de senadores, governadores e outras lideranças pela redivisão dos estados do norte e do centro-oeste e citou o caso do estado do Tocantins, que segundo ele, foi criado no momento certo, antes que ocorresse a ocupação desordenada da região. O senador aproveitou a ocasião para anunciar o início do processo de criação de seis novos municípios em seu estado, que conta agora, com um total de 145.

A multiplicação da presença do poder público, na avaliação do senador, é uma questão de segurança nacional, "uma vez que se aumentam os indícios e as denúncias da ação dos interesses internacionais com vistas à desnacionalização da Amazônia, da biopirataria que ali acontece e das rotas do crime que se multiplicam".

Eduardo cobrou atitudes concretas de apoio por parte do governo, inclusive financeiro, para que a ocupação sustentável da Amazônia ocorra com a maior urgência e com o maior êxito, assim como a conclusão de programas como o Sivam e o Programa de Zoneamento Ecológico Econômico, há mais de dez anos em gestação, sem operarem, de fato, como instrumentos para essa ocupação.

14/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Suplicy defende consulta a todo o país sobre divisão do Pará

Tourinho defende presença do Estado no setor energético, principalmente em época de transição

LÚDIO COELHO DEFENDE ICMS ÚNICO EM TODO O PAÍS

Lúcia Vânia defende distribuição dos 'royalties' do pré-sal para todo o país

Osíris Lopes Filho defende a legalização das casas de bingo em todo o país

Eduardo Siqueira Campos defende redivisão territorial do país