Eduardo destaca construção de cinco usinas hidroelétricas no estado do Tocantins
A Usina de Peixe, informou Eduardo Siqueira Campos, vai custar cerca de R$ 1 bilhão e terá suas obras concluídas em 36 meses. O projeto da hidroelétrica prevê a construção de um lago de aproximadamente 294 mil km² de espelho d"água, com profundidade média de 5,5 metros e 110 quilômetros de extensão.
O parlamentar informou que serão empregados na construção da hidroelétrica aproximadamente 5 mil trabalhadores, dos quais mais de 80% estão radicados no estado, o que deve significar um importante incremento à economia da região. O êxodo populacional registrado na região, disse o senador, deverá ser totalmente revertido, devido às ofertas que serão criadas no mercado de trabalho.
Eduardo Siqueira Campos lembrou que o Tocantins já conta com as usinas hidroelétricas de Isamu Ikeda, Jorge Queiroz, Fumaça, Dianópolis, Diacal, Sobrado, Palmeiras e Luís Eduardo Magalhães. Está última foi inaugurada recentemente e já está com sua primeira turbina em funcionamento. Sua capacidade total de geração será de 850 megawtts, podendo expandir-se para até 20 mil megawtts - equivalente a sete vezes o atual consumo do estado.
12/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo destaca construção de hidrelétricas no Tocantins como forma de reduzir o desemprego
Eduardo destaca o progresso do Tocantins nos 13 anos de criação do estado
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS DESTACA PROJETOS PRIORITÁRIOS DO ESTADO DE TOCANTINS
QUINTANILHA DESTACA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO TOCANTINS
Mão Santa: governador do Piauí prometeu construir cinco hidroelétricas, mas não cumpriu a promessa
Eduardo Siqueira Campos destaca avanços de Tocantins