Eduardo destaca perspectivas do ecoturismo na região do Bico do Papagaio
A região, segundo o senador, possui várias riquezas naturais, não apenas em razão do encontro dos Rios Tocantins e Araguaia, mas também pela biodiversidade da área pré-amazônica, de inúmeras cachoeiras e de outros atrativos, como o patrimônio histórico-cultural do município de Xambioá (TO).
De acordo com Eduardo Siqueira Campos, há 20 anos a expressão "Bico do Papagaio" se confundia muito com os conflitos de terra, situação hoje superada devido ao intenso trabalho de regularização das terras, à presença do governo no desenvolvimento de programas na área social, abrangendo educação e saúde, e à infra-estrutura proporcionada pela rodovia Transbico.
- Espero que iniciativas semelhantes no Tocantins e em outras regiões da Amazônia e do Centro-Oeste possam ter o mesmo apoio, fazendo do ecoturismo uma nova fonte de riqueza e de participação deste novo país no desenvolvimento nacional - disse.
Segundo o senador, na região tocantinense do Bico do Papagaio predominam a pequena e a média propriedade, com bons índices de produtividade tanto na agricultura quanto na pecuária, em cidades de pequeno porte mas com intensa consciência participativa e presença cultural.
07/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Quintanilha comemora novo trecho rodoviário no Bico do Papagaio
Eduardo quer divulgar região de ecoturismo do Jalapão
SIQUEIRA CAMPOS DESTACA INVESTIMENTO DE TOCANTINS EM ECOTURISMO
BOAVENTURA DESTACA INICIATIVA PARA ECOTURISMO EM GOIÁS E DF
Começa o horário político, com distritais de bico calado
VALADARES CRITICA EMPRÉSTIMO "PAPAGAIO"