Eduardo Lopes quer realizar audiências públicas para discutir relação comercial entre Brasil e Argentina



O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) informou nesta quarta-feira (13) que apresentará requerimento para a realização de audiências públicas conjuntas entre as comissões de relações exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir a crise comercial entre Brasil e Argentina.

Para o senador, a melhor forma de negociar com a Argentina a diminuição das restrições a produtos brasileiros não é a retaliação. Eduardo Lopes disse acreditar que, embora o embate entre os dois países seja evidente, medidas agressivas por parte do Brasil podem gerar prejuízos ao Mercosul e ao país.

- A melhor forma de solucionar não é a retaliação. Creio que a adoção dessa via trará grandes e graves prejuízos à economia brasileira.

Eduardo Lopes lembrou que apesar de todos os problemas entre os dois países, a Argentina é um grande parceiro comercial do Brasil. O senador afirmou que desde 2006, a relação comercial entre os dois países tem sido crescentemente favorável ao Brasil, especialmente porque, ao contrário da maioria dos países, as importações argentinas não se concentram em commodities brasileiras.

- A Argentina é o maior importador de produtos manufaturados do Brasil. Importa mais que os Estados Unidos e que toda a União Européia - lembrou.

O senador disse acreditar que o país vizinho merece mais atenção por parte do Brasil e lembrou que, devido às dificuldades econômicas, a Argentina precisa garantir superávit da sua balança comercial.

- É compreensível que o governo argentino tome as medidas que achar necessárias para corrigir as distorções. Se corretas ou não, quem tem que julgar é o povo argentino - ponderou o senador, que defendeu o direito dos países atingidos de reação, sem intervir nas questões internas argentinas.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patriota reconhece que relação comercial entre Brasil e Argentina exige atenção

Integração entre empresas pode ser saída para conflito comercial entre Brasil e Argentina

Brasil e Argentina se reúnem na próxima semana para discutir impasse comercial

Relator da CPMI da Terra quer realizar 11 audiências públicas e visitar áreas de conflito

CE vai realizar colóquio para discutir colaboração científica entre Brasil e Estados Unidos

Rosalba quer discutir relação entre escolaridade e criminalidade entre jovens