Eduardo pede adesão global ao Protocolo de Kyoto



O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) defendeu a imediata adoção, por todos os países do mundo, do Protocolo de Kyoto, documento firmado ao final de encontro internacional destinado a analisar mudanças climáticas no planeta. Ele alertou para o perigo do aquecimento global e criticou a lentidão da comunidade internacional na busca de soluções para os problemas climáticos.

- Já há alguns anos cientistas do mundo inteiro têm alertado para o perigo crescente do desrespeito às regras básicas da preservação do meio ambiente. Enquanto isso, dirigentes políticos e diplomatas ainda hesitam em tomar decisões mais austeras contra os efeitos nocivos das mudanças climáticas - observou.

Eduardo Siqueira Campos apontou os deslocamentos de espécies para regiões menos quentes como as principais conseqüências, até o momento, do aquecimento global. Essa migração, informou, vem ocorrendo da linha do Equador em direção aos pólos e das baixas altitudes para altitudes maiores.

Para Eduardo Siqueira Campos, a migração de espécies motivada pelo aquecimento do planeta pode levar a uma "drástica redução da biodiversidade mundial". Para que esse cenário não se concretize, o senador defendeu uma ação comum de governos do mundo inteiro em benefício da preservação do meio ambiente.



21/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado o Protocolo de Kyoto

Atualizações sobre as negociações do Protocolo de Kyoto

CRE debate Protocolo de Kyoto em audiência pública

Protocolo de Kyoto pode ser avaliado pela CRE

Vanessa Grazziotin defende renovação do Protocolo de Kyoto

Aprovação do Protocolo de Kyoto põe o Brasil na vanguarda ambiental