Eduardo propõem medidas para evitar desperdício de água



Alertando para a crise mundial dos recursos hídricos, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) afirmou ser "absolutamente necessário" que o Brasil adote medidas para evitar o desperdício de água potável. Além de evitar o desperdício, que é a maneira mais fácil de poupar água, disse o senador, é preciso também reciclar ou reutilizar a água.

- Devemos adotar comportamentos não poluidores, como diminuir a quantidade de rejeitos, além de reduzir o consumo, mudar hábitos e reciclar - propôs.

Eduardo Siqueira Campos disse que o desperdício é, muitas vezes, fruto da má educação dos usuários e da falta de políticas oficiais. Ele lembrou que mais de 60% dos vasos sanitários brasileiros utilizam de 18 a 20 litros por descarga, contra cinco a seis litros dos sanitários modernos. Países como o Canadá, informou o senador, implantaram programas de substituição de vasos sanitários, pagando US$ 40 para usuários por vaso trocado nas residências, resultando numa economia média anual de US$ 50 por residência.

- Hoje, pagamos apenas pela coleta e tratamento da água. Mas não por sua cessão em si. É evidente que o consumo de água voltado apenas para atender as necessidades primárias humanas e saciar a sede dos animais deve ser dispensado de qualquer pagamento. O mesmo, contudo, não deve ocorrer com indústrias e demais empresas que utilizam a água em seu processo produtivo - disse o senador.

Para Eduardo Siqueira Campos, legislações reguladoras ou punitivas não são suficientes para deter aqueles que degradam e desperdiçam os recursos naturais, tanto em relação ao macroconsumidor quanto ao microconsumidor. Ele entende que a discussão sobre um provável racionamento de água poderia levar a uma conscientização da população, contribuindo para que os jovens descobrissem a importância das ações individuais em um problema de proporções mundiais e a responsabilidade de cada um pelo todo.



11/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sabesp dá dicas para evitar o desperdício de água nas tarefas domésticas

Serviço: Sabesp orienta consumidores sobre a importância de evitar o desperdício de água

Eduardo Siqueira Campos quer campanha contra desperdício de água

Raupp defende construção de gasodutos para evitar desperdício

Ministra quer novas formas de produção para evitar desperdício e promover sustentabilidade

Associação Brasileira de Nutrição defende novos hábitos para evitar desperdício de alimentos