Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul



O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) afirmou que a construção do trecho de Tocantins da ferrovia Norte-Sul é um marco na história dos transportes do país. Ele registrou que, segundo as declarações de Luiz Raimundo Azevedo, presidente da Valec - empresa responsável pela construção da ferrovia -, o edital que determina o prosseguimento das obras no trecho de Tocantins será publicado até o fim do ano.

Eduardo disse ainda que a obra, orçada em R$ 160 milhões, representa uma nova concepção de integração nacional, interligando as diversas macro-regiões do Brasil e libertando o país de seu condicionamento ao litoral. Com a implantação dos 510 quilômetros da ferrovia, observou o senador, o Brasil fica menos dependente das rodovias que têm um alto custo de implantação e de manutenção. A ferrovia, continuou, apresenta enormes vantagens em termos de custos, competitividade e rapidez no sistema de transportes.

O senador ressaltou que a luta pela construção da ferrovia não é só de Tocantins. Ele defendeu a união entre os estados da federação para possibilitar a conclusão das ordens.

- A Norte-Sul, que um dia foi um sonho, poderá se transformar o mais rápido possível em esplêndida realidade - disse.

12/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney acompanha Lula em inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul no TO

Raupp se diz otimista quanto à construção de trecho de ferrovia em Rondônia

Antonio Russo quer trecho da Ferrovia Norte-Sul em Mato Grosso do Sul

Lobão saúda retomada das obras da Ferrovia Norte - Sul

João Ribeiro destaca entrega de trecho da Ferrovia Norte-Sul como uma das conquistas de seu estado em 2008

Eduardo registra avanço na Ferrovia Norte-Sul