Lobão saúda retomada das obras da Ferrovia Norte - Sul
- Em média, o transporte de soja, por quilômetro na ferrovia, custa R$0,02 e na rodovia sobe para R$0,05. Com o escoamento da soja que agora se inicia no novo trecho operado da Norte - Sul, haverá uma redução da ordem de R$ 4,14 por tonelada do produto - afirmou.
Estima-se, conforme o senador, que, neste ano de 2001, serão embarcadas 660 mil toneladas de soja através da ferrovia. Dentro de poucos meses os embarque já estarão sendo feitos de Estreito, dali penetrando no estado do Tocantins.
Lobão lembrou que o atual senador José Sarney (PMDB-AP), quando na Presidência da República, "vislumbrou a viabilidade de um grande corredor de exportação da produção agrícola do Nordeste, Centro-Oeste e Tocantins. Assim surgiram, com início das obras em 1988, o sistema ferroviário Norte-Sul; e Carajás, soba a responsabilidade da Companhia Vale do Rio Doce. O senador lamentou que apesar do reconhecimento nacional da importância do empreendimento, as obras tenham sido paralisadas.
- São grandes as esperanças de que se dará definitiva continuidade a essa ferrovia da maior importância sócio - econômica para o Brasil, retirando-a da nefasta lista das obras inacabadas, um verdadeiro cancro a exaurir as fianças nacionais - avaliou.
22/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lobão defende retomada da ferrovia Norte-Sul
Carlos Patrocínio anuncia retomada das obras da Ferrovia Norte-Sul
JOÃO ROCHA EXIGE RETOMADA PLENA DA FERROVIA NORTE-SUL
Eduardo saúda construção de trecho da ferrovia Norte-Sul
Valec vistoria obras da ferrovia Norte-Sul
Dilma visita as obras de construção da Ferrovia Norte-Sul