Eduardo Siqueira Campos: analfabetismo entre os jovens será eliminado
Até o final desta década, o analfabetismo entre os jovens estará eliminado no Brasil caso os programas do Ministério da Educação tenham continuidade, afirmou em discurso o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). Ele informou que, desde 1998, mais de 3 milhões de jovens e adultos aprenderam a ler e a escrever com o Programa de Alfabetização Solidária, que mantém o projeto Adote um Aluno. Por este projeto, empresas e pessoas dividem com o Ministério da Educação os custos da escolarização destas pessoas.
Eduardo Siqueira Campos sustentou que só programas de longo prazo e que propiciem a universalização do ensino fundamental apresentam resultados efetivos e duradouros na alfabetização. Assim, os programas do Ministério da Educação conseguiram levar para as salas de aula 97% das crianças do país.
Ao lado disso, o programa Alfabetização Solidária concentrou sua atuação em 1.578 municípios onde há maior percentual de jovens e adultos analfabetos, conforme o senador. O Censo Escolar de 2001 constatou um crescimento de 12% nas matrículas de jovens e adultos, o que significa 400 mil novas pessoas nas salas de aula. Apesar disso, reconhece Eduardo Siqueira Campos, 15 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever.
- Alfabetização é um destes temas que costumam nos deixar embaraçados, principalmente porque a maioria dos países desenvolvidos resolveu o assunto no início do século passado. Com o Alfabetização Solidária, o Brasil finalmente caminha para solucionar o problema do analfabetismo - afirmou.
26/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Viagem do presidente Lula à China será a mais importante, diz Eduardo Siqueira Campos
Eduardo Siqueira Campos anuncia que seu pai passa bem
Eduardo Siqueira Campos parabeniza TV Senado
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS APÓIA A CPI DOS BANCOS
Eduardo Siqueira Campos destaca avanços de Tocantins
Eduardo Siqueira Campos lamenta morte de Afonso Gil