Viagem do presidente Lula à China será a mais importante, diz Eduardo Siqueira Campos
O senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) mostrou-se esperançoso de que a viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará à China traga bons frutos para a pauta de exportação brasileira, principalmente com relação à soja, e também abra caminho para que sejam alinhavados os entendimentos bilaterais destinados à complementação da ferrovia Norte-Sul. Eduardo, que vai integrar a comitiva presidencial representando o Senado brasileiro, classificou a viagem que Lula fará à China como a mais importante das que ele já realizou até agora.
O motivo é que o Brasil ainda exporta muito pouco para aquele país, que detém a maior população do mundo e cresce a taxas de 8% a 10% ao ano, sendo que os entendimentos a serem mantidos entre os dois governos têm de tudo para incrementar o aumento das exportações do Brasil para a China, observou o senador.
O senador por Tocantins disse que a solução dos problemas mundiais com relação à produção de grãos, com destaque para a soja, e alimentos em geral, está no cerrado brasileiro. Conforme informou, o cerrado possui todas as condições técnicas, climáticas e abundância de água para ser o maior produtor do mundo.
Mas para que isso ocorra, conforme notou Eduardo, é necessário que sejam realizados serviços básicos de infra-estrutura, a começar pela melhoria das condições das estradas brasileiras que, observou, se encontram em péssimo estado de conservação. Ele também pediu que o governo crie novas matrizes de transporte, como a fluvial e a ferroviária, destinadas a melhorar o escoamento da produção.
19/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp afirma que viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China será positiva
Lobão ressalta importância da viagem do presidente Lula à China
Eduardo Siqueira Campos elogia atitude de Lula em relação ao Tocantins
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS CONDENA NOTA DO PT COM CRÍTICAS AO PRESIDENTE DO SENADO
Eduardo Siqueira Campos: analfabetismo entre os jovens será eliminado
Eduardo Siqueira Campos pede ao presidente medidas contra "a bagunça e o descontrole"