Eduardo Siqueira Campos aplaude entrega de prêmio a Zélia Gattai



A entrega do título de Doutora Honoris Causa à escritora Zélia Gattai Amado, concedido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi enaltecida nesta quinta-feira (11) pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO).

 Ele informou que o nome da escritora foi indicado por unanimidade por professores e alunos da UFT e, na cerimônia de entrega do título, ocorrida na Fundação Casa Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, Salvador (BA), Zélia também tomou posse como membro do conselho pleno da editora da universidade.

Eduardo Siqueira Campos disse que o estado do Tocantins, por meio de sua universidade, "se sentiu honrado" em conceder o título a Zélia Gattai, considerada, conforme observou, como uma das maiores escritoras brasileiras da atualidade.

O senador salientou que durante a cerimônia, Zélia se emocionou ao fazer um relato de sua vida junto ao seu marido, o também escritor Jorge Amado, já falecido. Zélia Gattai é autora de vários livros, entre eles Anarquistas, Graças a Deus; A Casa do Rio Vermelho e, entre outros, Chão de Meninos.

Em aparte, o senador César Borges (PFL-BA) classificou de "atitude nobre" a entrega do título à escritora Zélia Gattai.



11/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos aplaude programas de apoio ao índio no Tocantins

Eduardo Siqueira Campos aplaude "solução sem sangue" para greve da PM no Tocantins

Rádio Senado homenageia Zélia Gattai

ACM Júnior lamenta morte da escritora Zélia Gattai

José Sarney comenta discurso na ABL em memória de Zélia Gattai

Sarney manifesta pesar pela morte de Zélia Gattai