Rádio Senado homenageia Zélia Gattai



O programa Autores e Livros deste fim de semana, apresenta entrevista com a romancista e memorialista Zélia Gattai, falecida no último dia 17, aos 91 anos. Conhecida não apenas na literatura, a escritora aproximou-se da política por meio do pai, Ernesto Gattai, imigrante italiano que mudou-se para o Brasil na tentativa de organizar uma comunidade anarquista no meio da Selva Amazônica, a chamada Colônia de Cecília. Em 1945, Zélia Gattai conheceu o escritor baiano Jorge Amado, seu segundo marido, durante o 1º Congresso dos Escritores.

Aos 63 anos, a memorialista Zélia Gattai lançou o primeiro romance, Anarquistas Graças a Deus, em que relata a chegada da família a São Paulo. A Rádio Senado transmite a entrevista no sábado (31), às 15h, e no domingo (1º), às 9h.

Ainda neste sábado, a Rádio Senado apresenta o programa Cine Musical, com a trilha sonora dos filmes Dias Melhores Virão, de Cacá Diegues, e Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte. No longa-metragem Dias Melhores Virão, o diretor aborda a emigração de brasileiros para os Estados Unidos, na década de 80. Outro destaque é a música Beatriz, de Chico Buarque, cantada em parceria com Milton Nascimento.

O filme Absolutamente Certo faz uma crítica à cultura norte-americana, abordando a história de um pobre operário que se envolve com uma quadrilha especializada em apostas ilegais. A trama é embalada pela música Matilda, de Harry Belafonte, com Betinho e seu conjunto. O programa vai ao ar sábado, às 14h, com reprise às 22h, e no domingo, às 10h.

O programa Brasil Regional deste domingo será dedicado ao gênero musical nordestino baião. O ritmo que funde dança indígena, africana e portuguesa, o forró e a umbigada, com a música de viola e o batuque, tornou-se conhecido no Brasil pelo trabalho desenvolvido por Luiz Gonzaga, mais conhecido como o Rei do Baião. Para o programa, foram selecionadas composições de Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Yamandu Costa, entre outros. O programa vai ao ar às 8h.



30/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM Júnior lamenta morte da escritora Zélia Gattai

José Sarney comenta discurso na ABL em memória de Zélia Gattai

Sarney manifesta pesar pela morte de Zélia Gattai

Eduardo Siqueira Campos aplaude entrega de prêmio a Zélia Gattai

Maciel lamenta morte de Zélia Gattai e celebra aprovação de acordo ortográfico

Rádio Senado homenageia as mulheres