Eduardo Siqueira Campos comemora eleição de Kirchner na Argentina



A eleição de Néstor Kirchner para a Presidência da Argentina foi recebida com -grande e positiva expectativa- pelo 2º vice-presidente do Senado, Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO). O episódio também suscitou no senador pelo Tocantins a esperança de retomada das negociações do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Kirchner, disse o senador, encarna -uma profunda e oportuna renovação- na prática política interna Argentina e é portador da esperança do povo argentino, que reclama a urgente reconstrução institucional, social, econômica e política do país. O senador afirmou que o novo presidente argentino é um homem obstinado e bem-intencionado, com condições de vislumbrar com clareza e discernimento os problemas do país.

Dentre os principais dramas da nação Argentina, Eduardo Siqueira Campos apontou a crise do emprego como um dos mecanismos decisivos na geração do empobrecimento do povo argentino. Outras questões preocupantes, assinaladas pelo parlamentar, são a retração da economia daquele país em 11%, tendo a queda do Produto Interno Bruto (PIB) chegado a 25% durante o período recessivo; o desemprego na faixa dos 18% e o enquadramento de quase 60% da população na faixa de pobreza.

Eduardo Siqueira Campos considerou importante a coincidência das agendas de Kirchner e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no tocante ao Mercosul. Na avaliação do senador, poucas vezes na história Brasília e Buenos Aires estiveram tão afinadas, -somando vontades e conjugando iniciativas concretas convergentes, como agora-. Os dois presidentes, disse o senador, estão realmente dispostos a afastar os obstáculos e a superar as debilidades que ainda comprometem a proposta do bloco.



13/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos comemora dias do Pescador e do Caminhoneiro

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COMEMORA O DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO TOCANTINS

Eduardo Siqueira Campos comemora aprovação de projeto que faculta pagamento do Fies por meio de trabalho social

Eduardo Siqueira Campos anuncia que seu pai passa bem

Eduardo Siqueira Campos parabeniza TV Senado

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS APÓIA A CPI DOS BANCOS