Eduardo Siqueira Campos denomina "ilegal e imoral" greve da PM do Tocantins
Eduardo elogiou o envio de tropas do Exército, solicitado ao Ministério da Defesa pelo Governo de Tocantins, durante a greve, que se encerrou nesta quinta-feira (dia 31). O senador afirmou que a administração do estado fez o possível para garantir a segurança da população, autorizando a contratação de reservistas ou licenciados das Forças Armadas para apoiar, em caráter emergencial, o contigente disponível.
Em seu discurso, pronunciado antes do fim do movimento grevista, Eduardo Siqueira Campos havia ressaltado a necessidade de evitar qualquer confronto entre as tropas do Exército e os integrantes da Polícia Militar. O senador solicitou o término da greve, dizendo ter plena convicção de que a maioria dos policiais desejavam o fim da greve e negociações civilizadas com o governo.
Os grevistas reivindicavam um reajuste salarial de 47%, redução da jornada de trabalho e anulação de transferências de cabos e soldados que se rebelaram quando o aumento salarial pleiteado foi negado. Eduardo Siqueira informou que o Poder Público do estado anunciou, "com razão", que o reajuste reclamado é inviável devido à indisponibilidade orçamentária e à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O senador lamentou o descumprimento da determinação judicial do dia 23 de maio, que ordenava a volta dos grevistas ao trabalho em 12 horas. Os policias, acrescentou ele, desrespeitaram o prazo dado na última quinta-feira (dia 24) pelo comandante-geral da PM, para que voltassem a trabalhar, e ainda invadiram as instalações do Comando Geral, desarmando e subtraindo o fardamento de recrutas que iriam fazer o policiamento de Palmas.
31/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Siqueira Campos aplaude "solução sem sangue" para greve da PM no Tocantins
Eduardo Siqueira Campos destaca avanços de Tocantins
TOCANTINS PRECISA DE INVESTIMENTOS, DIZ EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS
Eduardo Siqueira Campos mostra progressos da educação em Tocantins
Eduardo Siqueira Campos destaca governo itinerante no Tocantins
Apoio de Covas ao Tocantins é lembrado por Eduardo Siqueira Campos