Eduardo Suplicy homenageia Paulo Vanzolini
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em pronunciamento nesta terça-feira (7), manifestou seu pesar pela morte do zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, ocorrida em 28 de abril. O parlamentar afirmou que "o meio ambiente e o samba estão de luto" ao lembrar do trabalho de Vanzolini em importantes pesquisas, como a busca da origem da biodiversidade amazônica, e de suas composições interpretadas por grandes nomes da música popular brasileira.
- Antônio Carlos Prado, em seu artigo na revista IstoÉ, definiu Paulo Vanzolini como o grande cientista, o grande compositor que, dotado de uma grande delicadeza, vangloriou São Paulo nas suas músicas e com seu trabalho junto ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que dirigiu por 31 anos - disse o senador.
Suplicy fez um resumo da biografia de Paulo Vanzolini, lembrando que o cientista, depois de sua aposentadoria compulsória, continuou trabalhando diariamente no Museu de Zoologia, e foi homenageado com seu nome em pelo menos 15 táxons de animais. A paixão pela música tornou Vanzolini um compositor "bissexto", porém reconhecido por intérpretes como Maria Bethânia, Chico Buarque, Ângela Maria e Jair Rodrigues.
Suplicy, que citou os versos de Ronda e Volta por Cima, encaminhou à Mesa requerimento de inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Vanzolini.
07/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Suplicy homenageia Jonas em nome do PT
EDUARDO SUPLICY HOMENAGEIA OS 80 ANOS DO ECONOMISTA CELSO FURTADO
Paulo Vanzolini doa acervo ao Museu de Zoologia da USP
Luiz Henrique presta homenagem a Paulo Vanzolini e a Saulo Ramos
SUPLICY HOMENAGEIA GEÓGRAFO DE SÃO PAULO
Eduardo Suplicy critica ação de falsos condomínios em São Paulo