EDUARDO SUPLICY HOMENAGEIA OS 80 ANOS DO ECONOMISTA CELSO FURTADO
Natural de Pombal, na Paraíba, Furtado desponta no cenário político-econômico nacional, segundo Suplicy, como exemplo de lucidez e vida para novas gerações. O senador paulista leu em Plenário um discurso proferido por Celso Furtado durante o seminário da USP em sua homenagem. No discurso, o economista citou os desafios brasileiros que vem apontando desde a década de 50 e voltou a defender como imperativos ao desenvolvimento do país a distribuição de renda, a preservação da identidade cultural e da independência política, e o zelo com a democracia.
"O Brasil é um país marcado por profundas disparidades sociais superpostas a desigualdades regionais, portanto, frágil em um mundo dominado por empresas transnacionais", relata Suplicy, aludindo à preocupação de Furtado com os efeitos da "globalização". O senador petista destaca ainda alerta do economista sobre o risco de regimes autoritários surgirem como resposta às tensões sociais criadas pelo movimento de internacionalização dos mercados.
Em aparte a Suplicy, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) se disse "apaixonado" pelas idéias de Celso Furtado, tão "lúcidas e claras que levaram forças políticas a se armarem contra". Diante da atualidade do projeto delineado por Furtado há 40 anos, Simon sugeriu, com o apoio de Suplicy, um debate entre o economista e o presidente Fernando Henrique, a fim de se encontrarem saídas para a crise brasileira.
16/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA LIVRO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA LIVRO DO ECONOMISTA CELSO FURTADO
Mão Santa exalta Celso Furtado como economista de orientação social
CAE homenageia memória de Celso Furtado
Crivella homenageia Celso Furtado
Simon homenageia memória de Celso Furtado, criador da Cepal e da Sudene