Eduardo Suplicy: Lei Maria da Penha é um marco histórico na defesa da mulher




Em pronunciamento em Plenário, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) somou-se à comemoração dos cinco anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), afirmando que a legislação de proteção às mulheres é um modelo para o mundo e um marco na história da luta feminina contra a violência doméstica.

O senador homenageou em especial a farmacêutica e bioquímica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome à lei, em decorrência de sua luta para ver punido o ex-marido, que a deixou paraplégica. Suplicy destacou os avanços proporcionados pela legislação:

- Pela nova lei, a violência psicológica também passou a ser considerada violência doméstica, e a vítima pode ficar afastada do trabalho por seis meses sem perder o emprego caso seja constatada a necessidade de manutenção de sua integridade física e psicológica - lembrou Suplicy, que também elogiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e pela iniciativa que levou à criação da Lei Maria da Penha.

Segundo estatísticas apresentadas pelo parlamentar, os cinco anos de vigência da Lei Maria da Penha geraram 9,7 mil prisões em flagrante e 1.577 prisões preventivas de agressores. Suplicy também enviou seus cumprimentos à presidente Dilma Rousseff por suas ações em proteção das mulheres.



04/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Subcomissão de defesa da mulher defende Lei Maria da Penha

CDH elege presidente da subcomissão de defesa da mulher e debate Lei Maria da Penha

Lei Maria da Penha reduz agressões à mulher

Lúcia Vânia: Lei Maria da Penha traz esperança ao Dia da Mulher

Reforma política e Lei Maria da Penha serão temas da Subcomissão da Mulher

Eduardo Amorim comemora seis anos da Lei Maria da Penha