Eduardo Suplicy manifesta apoio a Antonio Palocci



Em pronunciamento na noite desta segunda-feira (16), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) acompanhou as manifestações de apoio ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, face à denúncia feita pelo jornal Folha de São Paulo que aponta um aumento de 20 vezes de seu patrimônio nos últimos quatro anos.

- Considero que ele [Palocci] sempre teve uma atuação muito retilínea e séria, e vem dando uma contribuição muito importante ao longo de sua vida pública - afirmou.

O parlamentar mencionou nota emitida pela Casa Civil, lida anteriormente pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), que declara que a evolução patrimonial de Palocci consta de sua declaração de renda e deriva de atividade de consultoria anterior à sua posse como ministro do governo Dilma Rousseff.

Suplicy também lembrou que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu não analisar o crescimento do patrimônio de Palocci, que, de R$ 375 mil em 2006, chegou a R$ 7,5 milhões em 2010.

Cesare Battisti

O senador também registrou o relatório do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, emitido na última quinta-feira (12) a respeito do pedido de extradição do italiano Cesare Battisti, que, condenado na Itália por homicídio, recebeu refúgio do governo brasileiro. O então ministro da Justiça, Tarso Genro (hoje governador do Rio Grande do Sul), entendeu que o italiano não teve um julgamento justo em seu país.

O parecer de Roberto Gurgel se refere à reclamação do governo da Itália, que exige da Presidência da República o cumprimento de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, seguindo acordo internacional, determina a extradição. O STF, porém, deixou a decisão final a cargo do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O relatório se manifesta pelo não-conhecimento da reclamação e, se conhecida, pela improcedência. O senador acredita que o STF acompanhará o parecer de Gurgel no sentido de libertar Battisti.

Desafio da Paz

Suplicy ainda registrou sua participação como competidor no Desafio da Paz, corrida realizada no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, neste domingo (15). Suplicy destacou o significado do evento como símbolo da pacificação dos morros cariocas e pediu mais eventos esportivos e culturais para a localidade. Em aparte, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que também participou da corrida, afirmou que o Complexo do Alemão é simbólico, por ter sido amplamente dominada por grupos armados.



16/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


BANCADA DO TOCANTINS NA CÂMARA MANIFESTA APOIO A ANTONIO CARLOS

Eduardo Suplicy saúda participação de Antonio Candido na Flip

Suplicy manifesta apoio à cantora Daniela Mercury

Suplicy manifesta apoio a Dilma na luta contra a corrupção

Suplicy manifesta apoio aos ministros escolhidos por Dilma Rousseff

Suplicy manifesta apoio à luta pela democracia no Paquistão