Eduardo Suplicy pede ajuda do governo para produtores de laranja
O senador Eduardo Suplicy, do PT, pediu que os Ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento prestem socorro aos pequenos e médios produtores de laranja do estado de São Paulo, que há anos enfrentam uma grave crise.
De acordo com entidades do setor, mais de quatro mil produtores deixaram a citricultura e muitos tiveram que arrendar suas terras para poder garantir recursos para a sobrevivência.
Segundo o senador, há uma crise de preço no setor e o que os citricultores ganham não cobre nem a metade dos custos. Como resultado, não têm como pagar os empréstimos feitos para o custeio das atividades, o que resulta no aumento da dívida do setor subir de R$ 600 milhões para quase 1 bilhão de reais nos últimos cinco anos.
Eduardo Suplicy espera que as autoridades adotem providências pedidas pelos citricultores.
— Necessidade de um plano de renegociação e alongamento das dívidas por longo prazo, como 20 anos; taxas de juros compatíveis e inferiores a 3%, assim, como bônus de adimplência para pagamentos de parcelas em dia. A situação é alarmante. Urgente que medidas sejam tomadas para uma solução de problemas que passa pelo alongamento das dívidas — explicou Suplicy.
12/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eduardo Amorim pede que governo federal volte a comprar laranja dos agricultores familiares
Renan pede ajuda do governo para tirar da crise os pequenos produtores de cana
Suplicy questiona representatividade do Conselho dos Produtores de Laranja de SP
Suplicy comemora criação do Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja
Governo aprova R$ 300 mi para linha de crédito que atende a produtores de laranja
Produtores e governo lançam campanha em redes sociais para promover consumo mudial de laranja