Educação: Coral da Secretaria destaca-se em agenda cultural do Interior



XIII Festival de Artes de Itu contou com apresentações do grupo musical formado por funcionários da Educação

O Coral da SEESP foi destaque, neste domingo (16.7) no XIII Festival de Artes de Itu, realizado na Tenda das Artes, novo espaço para a comunidade da Cidade Nova, ao lado do Terminal Rodoviário. Na tenda azul, iluminada pelo sol da tarde, o grupo repetiu o sucesso do ano passado, quando apresentou-se no 36º Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.

No evento, aberto pelo Secretário de Cultura de Itu, Alvaro Stella, o coral cantou Yesterday ( Lennon e McCartney ), Amore Scusame ( Mescoli – Pallavicini ), Tsena Tsena ( do folclore israelita ), Sem compromisso ( Chico Buarque de Hollanda ), O Seu Olhar ( Arnaldo Antunes) , Dorme, meu Anjo Lindo ( cantiga de ninar goiana ), Cuitelinho ( do folclore, coletado por Paulo Vanzolini e Antonio Xandó ), A Novidade ( Gilberto Gil ) , entre outras. Sob a regência do maestro César Cerassoma, o grupo foi acompanhado pelo piano de Piero Damiani e foi monitorado por Eduardo Trindade e Mery Kamada.

Para Neide Rodrigues Gomes, diretora artística do Festival, “o novo espaço já vem conquistando o público. A partir deste ano, o festival, além de contar com apresentações de orquestras, grupos teatrais, de dança e mostras de cinema, incluiu diversos corais de todo o Estado”. A estudante Sílvia Regina dos Santos, 12 anos, que assistiu à apresentação ficou bastante empolgada: “Gostei tanto que estou até pensando em estudar canto”.

Na volta para São Paulo, o grupo improvisou, na estrada, uma rápida apresentação e deu uma “palhinha” aos freqüentadores do restaurante “Frango Assado”, no km 73 da Rodovia Castelo Branco.

Sobre o Festival

Realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o XIII Festival de Artes de Itu este ano acontece no período de 15 a 31 de julho.

Criado em 1993 pelo maestro Eleazar de Carvalho, o festival vem proporcionando à população ituana oficinas de arte nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura e circo.

A proposta do Festival de Artes de Itu é estimular as artes nas diversas áreas do conhecimento, facilitando a todas as faixas sociais e etárias o acesso à formação acadêmica. Oferece vagas para cursos de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, palhetas, bocal grave e agudo, percussão e violão. Todos os professores fazem parte do corpo docente do Instituto Souza Lima, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e da Faculdade de Artes Alcântara Machado, em São Paulo.

Os alunos de música terão a oportunidade de participar da Orquestra Sinfônica de Bolsistas e de um curso especial de Análise e História da Música, com o Prof. Leonardo Martinelli.

As atividades do Festival de Artes de Itu não param por aqui. Foi montada uma Oficina de Pedagogia Musical voltada para professores de Ensino Infantil e Fundamental e de técnica vocal e canto coral. Para crianças, são oferecidos cursos de Iniciação Musical e Canto Coral Infantil. Há, também, cursos em outras áreas Dança (para quem já está cursando), Teatro (com o ator global Norton Nascimento), Artes Plásticas e História da Arte.

Além da inclusão dos corais na programação, outra novidade deste ano são os workshops de Cinema e Literatura.

Sobre o Grupo

Criado em 2002, o Coral da Secretaria Estadual da Educação ganha projeção ano a ano. São dezenas de apresentações, sempre sob a regência do maestro César Cerasomma, com larga experiência na formação de coros amadores, principalmente dentro de empresas (Corais Fundap, Monte Líbano, Ipiranga Química, Alphaville, entre outros).

Com um repertório variado - da MPB ao folclore de diversos países - o grupo, composto por 40 integrantes, mantém a filosofia de democratizar o conhecimento musical, integrando as pessoas através do canto.

Sobre Itu

Com 152 mil habitantes, localizada na região sudoeste do estado, a 101 km da capital, Itu foi fundada em 1610. O município possui  igrejas, praças, museus, fazendas, casarões e parques naturais.

É considerada “berço do Movimento republicano”. Na cidade, foi realizada, em 1873, a Primeira Convenção republicana do país - a "Convenção de Itu". O município é também a terra natal de Prudente de Morais, primeiro presidente civil da República.

Cidade dos exageros, ficou assim conhecida pelas citações do comediante Francisco Flaviano de Almeida, com o personagem Simplício e sua mulher Ofélia, no programa "A Praça é Nossa". 

A viagem à cidade de Itu foi feita a co

07/17/2006


Artigos Relacionados


Educação: Coral da Secretaria destaca-se em agenda cultural do Interior

Virada Cultural Paulista se destaca no interior

Agenda Cultural destaca 21º Festival Estudantil de Teatro de SP

Agenda Cultural destaca Festival de Teatro de Vinhedo

Agenda Cultural: Confira a programação semanal da Secretaria de Estado da Cultura

Agenda Cultural: Programação oferecida pela Secretaria Estadual da Cultura