Educação: Professor de Escola Estadual lança livro sobre o processo de leitura em sala de aula
Objetivo é discutir o texto para que os alunos construam o sentido do material escrito e possam refletir sobre ele
“A leitura na Prática do Professor Reflexivo”. Este é o nome do livro lançado recentemente pelo professor doutor Marco Antonio Palermo Moretto, da Escola Estadual Alexandre de Gusmão, no Ipiranga, zona sul da Capital. A obra com 156 páginas, publicada pela Editora Espaço Editorial, apresenta a pesquisa realizada no curso de doutorado, na PUC/São Paulo, na área de lingüística aplicada e estudos da linguagem.
Mais sobre a obra
Diante da dificuldade dos alunos em dar sentido ao texto poético, foi aplicada uma nova metodologia chamada de protocolo verbal em grupo. O objetivo é discutir o texto para que os alunos façam a construção do sentido do texto e possam refletir sobre ele. A prática está ligada ao perfil do professor reflexivo, ou seja, aquele que dá voz ao aluno para o trabalho em sala de aula.
A publicação é voltada principalmente para professores de língua portuguesa, alunos, interessados em trabalhar com leitura de textos em sala de aula e pesquisadores de pós-graduação. Os interessados podem encontrar a publicação nas livrarias e em sites especializados.
O autor
Marco Antonio Palermo Moretto é professor universitário da Unifai e Uniabc - em Santo André; licenciado em Letras, Pedagogia, Filosofia; bacharel em Comunicação Social; especialista em Literatura Brasileira; mestre em Educação pela USP e doutor em Linguística Aplicada pela PUC/ São Paulo. Também teve co
01/10/2007
Artigos Relacionados
Educação: Escola Estadual de Macatuba lança livro sobre contos da cidade
Educação: Projeto criado por professor de Escola Estadual do interior ganha reconhecimento da equipe
Professor da USP lança livro sobre cultura surda
Educação adota medidas não punitivas em sala de aula
Projeto que limita número de alunos em sala de aula está na pauta da Comissão de Educação
Senado lança livro sobre prática no processo legislativo