Educação: Programa estimula o contato de alunos da rede estadual com o universo da música



Objetivo principal é ampliar o contato do público jovem com a música de concerto

Quem acha que orquestra não tem nada ver com crianças e jovens, se engana. O que falta, muita vezes, é o estímulo, o primeiro contato. A chance deste público conhecer o universo da música clássica pode estar no projeto Descubra a Orquestra, da Fundação Osesp, e que integra o Programa Caminho das Artes da Secretaria de Estado da Educação desde 2005. A proposta é ampliar o universo cultural e de formação pedagógica em música e educação musical, e o mais importante: ampliar e formar público para a música de concerto – principalmente crianças e adolescentes - bem como subsidiar os professores para trabalhar com música nas escolas em cursos de aperfeiçoamento.

Este ano

A programação começa dia 24 de julho com uma reunião de apresentação do programa para os diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas e os professores inscritos. Os cursos para os educadores começam na mesma semana, e o primeiro concerto didático para os alunos será dia 4 de agosto. A programação, incluindo os cursos, termina em dezembro, quando os professores apresentarão e discutirão os trabalhos realizados nas escolas.

Público alvo

Até o final do ano o programa deverá atender 24.590 alunos e professores da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP). Para este semestre são esperadas 14.230 pessoas. A participação será permitida a escolas e professores da COGSP que não tenham comparecido ao programa nos dois últimos anos.

O que já foi feito

Desde 2005 o programa integra e articula as vertentes Formação de Público , Formação de Professores e Atividades na Osesp . Neste semestre, a organização atende duas faixas etárias ou séries escolares: Série 3 – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, e Série 4 – 5ª a 8ª séries do E. Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que vem por aí

Neste segundo semestre, pela vertente Formação de Público , serão oferecidos 17 eventos didáticos (concertos e ensaios didáticos), realizados pela Osesp e suas convidadas: Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Santo André e Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral).

Na vertente Formação de Professores , os educadores responsáveis pelas turmas que vêm assistir aos eventos da vertente Formação de Público participam de cursos de aperfeiçoamento - autorizados, homologados e validados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) - sobre música orquestral, onde recebem subsídios para trabalhar o repertório dos eventos em suas aulas. Os cursos são destinados tanto para professores com formação musical quanto para leigos em música e incluem recursos de educação à distância via internet. Pelo site www.edumusical.org.br professores poderão realizar atividades com seus alunos.

Na vertente Atividades na Osesp , os adolescentes de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental serão envolvidos diretamente com o fazer musical, por meio de atividades práticas de execução, composição e apreciação de repertório orquestral nos eventos Fazendo Música na Osesp e Gincanas Musicais .

Como participar

Após conhecer a programação, a escola precisa acessar e preencher uma ficha de inscrição. Além disso, um representante deve comparecer pessoalmente à Coordenadoria de Programas Educacionais da Fundação para finalizar a inscrição, pois esta é sujeita a disponibilidade de vagas. O prazo máximo para as inscrições é 14 de julho. Outras informações via internet pode ser obtidas pelo www.osesp.art.br/educacionais ou [email protected] e ainda pelo telefone (11) 3351 8229.

<

06/26/2006


Artigos Relacionados


Rede estadual de ensino estimula educação ambiental

Educação: Escola estadual do Guarujá estimula criatividade dos alunos

Horta Educativa estimula educação ambiental na rede estadual

Educação divulga boletim dos alunos da rede estadual

Alunos da rede estadual ganham educação ambiental

Educação levará história do Holocausto a alunos da rede estadual