Educação: São Paulo lança Programa para restauro das escolas estaduais
Programa pretende restaurar inicialmente 13 escolas estaduais
Foi lançado na sede da secretaria da Educação, nesta terça-feira, dia 30, o Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais. Idealizado a partir dos projetos de restauração da Escola Estadual Rodrigues Alves , da Avenida Paulista, e da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha , o programa pretende restaurar inicialmente 13 escolas estaduais localizadas nos municípios de Caçapava, Iguape, Itapetininga, Mauá, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Piracicaba, Santa Cruz das Palmeiras, Santos, Santo André, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto.
O programa foi anunciado pela secretária da Educação do Estado, Maria Lucia Vasconcelos, durante a solenidade que contou com a participação de prefeitos, dos gestores culturais, patrocinadores e executores do projeto. “O país vive um momento importante de integração entre os poderes público e privado. Assim, é fundamental uma parceria para a recuperação de nossas escolas, que tem por objetivo não só a restauração física, mas também o resgate de valores históricos e culturais”, diz a secretária.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) , Carlos Degello, uma vez que as escolas participantes do programa são tombadas pelo patrimônio histórico. “Já são tombadas pelo Condephaat 90 escolas estaduais em todo o Estado de São Paulo e em breve serão mais 147”, acrescenta Degello.
Em seguida, foram assinados os acordos de cooperação técnica entre o Governo do Estado de São Paulo com as prefeituras das cidades de Caçapava, Piracicaba e São José dos Campos. As escolas destes municípios serão as primeiras contempladas pelo programa de restauro.
O presidente do HSBC Brasil, Emilson Alonso, oficializou a assinatura do termo técnico de restauro da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha , obra patrocinada pelo banco. “Como sou ex-aluno , tenho um grande laço afetivo com a comunidade local e principalmente com a unidade. Espero que outros empresários sigam o exemplo e invistam em educação e no restauro de outras escolas públicas”,completa Alonso.
Segundo a secretária Maria Lucia, a história da Nossa Senhora da Penha é o sonho de toda a comunidade escolar. “Ex-alunos e professores se mobilizaram para o tombamento do prédio e viram o seu objetivo concretizado. Este é um verdadeiro exemplo de exercer plena cidadania, onde o passado é recuperado e preservado”.
O público acompanhou ainda a abertura da mostra sobre o restauro da Escola Estadual Rodrigues Alves , uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a FormArte. Estão expostos painéis fotográficos que apresentam as diversas fases do restauro, a maquete do prédio escolar e as oficinas pedagógicas desenvolvidas em todas as disciplinas. A exposição ficará no prédio da Secretaria, na Praça da República durante dois meses.
As escolas
O Programa de Restauro de Edificações Escolares Estaduais compreende as seguintes escolas estaduais:
Caçapava - EE Ruy Barbosa
Iguape - E.M.E.F Vaz Caminha (prédio da rede estadual)
Itapetininga - EE Coronel Fernando Prestes
Mauá - EE Prof. Emiko Fujimoto
Mogi-Guaçu - EE Pe. Armani
Mogi-Mirim - EE Cel. Venâncio
Piracicaba - EE Barão Rio Branco
Ribeirão Preto - EE Fábio Barreto
Santo André - EE Adamastor de Carvalho
Santos - EE Barnabé
São José dos Campos - EE Sant'Ana do Paraíba
São Paulo - EE Caetano de Campos
Santa Cruz das Palmeiras : EE Dr Car
01/31/2007
Artigos Relacionados
Educação: Secretaria lança Programa para Restauro de Escolas Estaduais
Programa de educação musical será implantado em escolas públicas estaduais
Educação: Programa permite que empresas invistam em escolas estaduais de regiões carentes
Escolas estaduais da Grande São Paulo implantam programa de economia de água
Programa Vista uma Criança, Invista na Educação beneficia mais quatro escolas estaduais
SP lança programa de educação ambiental nas escolas